Aulões online com professores reconhecidos nas redes sociais, caravanas de reforço escolar presencial, doação de kits de infraestrutura e conectividade, além de um grande evento em um dos maiores estádios de Porto Alegre. Estas são ações que fazem parte da nova edição do Crie o Impossível, um projeto nacional coordenado pela Organização Não Governamental (ONG) Embaixadores da Educação, que neste ano tem como principal objetivo auxiliar estudantes afetados pela tragédia climática no Rio Grande do Sul.
Ao longo das próximas semanas, milhares de alunos do Ensino Médio de escolas públicas poderão ser impactados pelas iniciativas de reforço escolar e caravana. A distribuição dos kits e a realização do Crie o Impossível, prevista para novembro, ainda necessitam da captação de recursos.
— O nosso foco foi conseguir levantar essas três frentes antes do ano acabar, para impedir a evasão escolar. Nós criamos o último Crie o Impossível em um ano e meio, e estamos fazendo esta edição em três meses, porque sabemos a gravidade da situação e queremos ajudar de forma efetiva. A ação é sobre trazer esperança, despertar perspectiva, mostrar para o jovem que os sonhos são possíveis — conta Guilhermina Abreu, fundadora da ONG.
Além da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc), que apoia a etapa do reforço escolar, diversos parceiros estão envolvidos na causa. Na frente dos kits e auxiliando com o espaço físico, está o Instituto Caldeira. Para o evento Crie o Impossível pelo Rio Grande do Sul, os clubes Grêmio e Internacional, assim como o Grupo RBS, estão mobilizados.
Reafirmando a crença na Educação como o caminho para o desenvolvimento e a retomada de nosso Estado, o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo, integra o time de embaixadores do projeto, e a RBS será apoiadora do evento, reforçando a parceria iniciada na edição anterior, em 2022.
Aulões com nomes conhecidos até o dia 21 de setembro
Já estão sendo realizadas, até o dia 21 de setembro, as aulas transmitidas ao vivo pela TV Seduc RS, canal da Seduc no YouTube, com acesso gratuito para todo o Brasil. De acordo com a Seduc, os aulões online iniciaram há três semanas e estão sendo publicados em um canal que conta com cerca de 120 mil seguidores.
A ação foi aberta em 27 de agosto, com Débora Aladim, formada em História e influencer com mais de 3 milhões de inscritos em suas redes. Outras disciplinas abordadas foram Física, Língua Portuguesa, Biologia e Matemática.
Confira a programação dos próximos dias
- Interpretação de textos, figuras de linguagem, tipos e gêneros textuais - Língua Portuguesa: 10 de setembro, terça-feira, às 19h30min, com Letícia Góes
- Estequiometria, deslocamento do equilíbrio e termoquímica - Química: 10 de setembro, terça-feira, às 20h30min, com Gabriel Cabral
- Geometria plana e logaritmo - Matemática: 14 de setembro, sábado, às 9h, com Sandro Curió
- Contratualismo - Filosofia e Sociologia: 14 de setembro, sábado, às 10h15min, com Daniel Gomes de Carvalho
- Estrutura completa de redação - Redação: 17 de setembro, terça-feira, às 19h30min, com Poxa Lulu
- Fordismo e Toyotismo - Geografia: 17 de setembro, terça-feira, às 20h30min, com Hansen
- Argumentação - Redação: 21 de setembro, sábado, às 9h, com Henrique Araújo
- Repertório - Redação: 21 de setembro, sábado, às 10h15min, com Fernanda Pessoa
Caravanas pelo Estado a partir do dia 23
Em um segundo momento, a partir de 23 de setembro, é a vez das caravanas com aulas presenciais circularem pelo Estado gaúcho. Nesta etapa, busca-se a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o atendimento a grupos com dificuldade de acesso à internet. De 300 a 2 mil alunos devem ser envolvidos em cada um dos 50 encontros previstos.
Pelo Estado, foi realizada uma campanha de participação dos estudantes. A mobilização resultou em um recorde histórico para a rede pública gaúcha, de 88,9% dos alunos concluintes do Ensino Médio inscritos para o Enem 2024, que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil.
— Estamos comprometidos em oferecer todo o apoio necessário na preparação dos nossos estudantes para o Enem 2024. O 'Vamo Pra Cima' é a nossa resposta (...) para garantir que estejam prontos. Contamos com professores renomados e carismáticos, que são referências entre os jovens, para que apoiem o trabalho de alto nível realizado pelos professores da rede estadual em cada uma das nossas escolas — evidencia a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, estendendo o agradecimento ao Embaixadores da Educação pela parceria.
Doação de equipamentos para até 47 escolas
Em relação à aparelhagem técnica, está sendo organizada a doação de kits de tecnologia, com uma meta de beneficiar 47 escolas — a iniciativa ainda está em fase de captação de recursos. A ideia é que sejam repassados 12 equipamentos por instituição.
— O kit foi desenhado de acordo com uma pesquisa que aplicamos nas escolas mais afetadas. Elas responderam o que era mais urgente, como impressoras, telão, projetor, computador para a secretaria, livros de literatura e um ano de internet, por exemplo. São materiais realmente efetivos para a maioria dos locais afetados — explica Guilhermina.
A retirada será agendada para momento posterior, sendo realizada por diretores das escolas na Casa Crie, que será montada no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Na data, os gestores também poderão participar de um momento de autocuidado, buscando atenção à saúde mental.
Evento em estádio está agendado para novembro
Por fim, o já conhecido evento Crie o Impossível ainda está sendo planejado pela ONG e também se encontra em fase de captação de recursos. A previsão é de que ocorra no dia 21 de novembro, na Arena do Grêmio ou no Beira-Rio, a depender do calendário do futebol.
Esta será a quinta edição da programação, sendo a segunda vez no RS. A primeira por aqui foi em junho de 2022, somando mais de dez mil alunos presentes no estádio do Internacional e 200 mil impactados por transmissão ao vivo.
Para os próximos meses, mais de 60 executivos de grandes empresas do Brasil já estão envolvidos, como Fórmula 1 e iFood. “Mais marcas e pessoas podem apoiar a recuperação da Educação no sul do país, a expectativa é conquistar novos parceiros e patrocinadores”, afirmam os organizadores.