Começaram nesta terça-feira (27) as obras da Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano. A instituição fica no bairro Sarandi, um dos mais atingidos pela enchente histórica em Porto Alegre. A instituição é a maior escola da rede municipal da Capital.
A previsão da secretaria municipal de educação (Smed) é de que as obras durem 70 dias e sejam concluídas até a primeira semana de novembro de 2024. A reforma, orçada em R$ 7,95 milhões foi custeada pelas empresas Ambev e Instituto Gerdau, por meio de uma doação.
Serão feitos reparos e manutenções do piso ao teto, tanto na parte hidráulica quanto elétrica, além de pintura, conserto de paredes, instalação de estruturas de acessibilidade para pessoas com deficiência e novo sistema contra incêndios.
Desde o início de julho, as atividades da escola estão acontecendo em dois espaços: na sede do Clube Comercial Sarandi e na Casa Paroquial da Igreja São José. Conforme a Smed, o atendimento aos 1.403 alunos é feito de forma escalonada, em horários alternados.
Ao todo, 14 escolas públicas municipais foram atingidas pela enchente na Capital. Duas já foram totalmente recuperadas e outras 12 estão em obras com recursos da prefeitura e de doadores privados.