A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira (20) o resultado da 18º edição. Os estudantes premiados receberão 8,4 mil medalhas, sendo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 mil menções honrosas. A competição é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
A lista de premiados pode ser consultada neste link.
A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. — Além da premiação nacional, criamos também as premiações estaduais. São muito mais medalhas em todo o Brasil —afirma o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana. Serão distribuídas 20,5 mil medalhas estaduais.
Serão premiados ainda professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos. As cerimônias de entrega estão previstas para o próximo ano. Nesta edição, a olimpíada reuniu 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Foram alcançados 99,78% dos municípios e mais de 55 mil escolas.
Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. com aulas avançadas. Os alunos de escolas públicas recebem R$ 300 para integrar o projeto. A bolsa é concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Graduação
A novidade deste ano é que medalhistas do nível 3 (Ensino Médio) na Obmep e em outras quatro olimpíadas de conhecimento poderão concorrer a uma vaga no Impa Tech, primeiro curso de graduação do instituto. As inscrições para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação estão abertas até o dia 28 e devem ser feitas pelo site.
O processo seletivo destina 20% das vagas para alunos com ótimo desempenho na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e reserva 80% para medalhistas das olimpíadas. O edital pode ser acessado aqui. O Impa Tech será iniciado em 2024.
Olimpíada
Criada pelo Impa em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, a Obmep é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação. Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos.
Outro objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.