A especialização é uma parte importante para as carreiras de novos profissionais e daqueles que querem se manter atualizados no mercado. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, trabalhadores com pós-graduação podem ter salários 255% maiores do que a média daqueles que fazem apenas a graduação.
A qualificação, além de ter a capacidade de proporcionar uma remuneração maior, traz um conhecimento especializado, contribui para a exploração de novas áreas, amplia o networking e agrega realização profissional. Em vista disso, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) tem investido nos cursos de pós-graduação da instituição.
– Os cursos de pós-graduação na UCS estão organizados por segmento (lato sensu, que são as especializações e MBAs, e stricto sensu, os mestrados e doutorados) e por modalidade (presencial, online, híbrida e EAD). Mantemos uma oferta constante em todos os campi – diz o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UCS, Everaldo Cescon.
Nesta entrevista, Cescon explica as diferenças entre lato e stricto sensu, além de mostrar os pontos fortes da UCS e a importância da qualificação.
Como funcionam as pós-graduações na UCS?
Nossas especializações têm pelo menos 360 horas de duração. Os MBA são caracterizados pela obrigatoriedade de um módulo internacional, ofertado na própria UCS com um docente estrangeiro. Alguns ainda podem ter um módulo fora do Brasil opcional, a ser realizado em outros países, em instituição parceira.
Nossos mestrados duram 24 meses. Os doutorados, 48 meses. Preveem a frequência nas disciplinas e trabalho de conclusão (dissertação ou tese) com supervisão de um orientador.
Qual a importância de fazer uma pós-graduação?
Quando a pessoa se especializa, cria diferencial competitivo. Ao se especializar em uma área do próprio ramo de atuação, se destaca dos demais profissionais. Por contar com funcionários especializados em seu time, organizações podem diminuir custos em treinamentos, além de aumentar as chances de melhorar a produtividade do negócio.
A especialização traz mais força e bagagem para trilhar novos rumos e desafios profissionais. A pessoa pode se sobressair e encarar novos desafios ou até mesmo ingressar em uma nova área de atuação.
Investir em uma especialização traz muitos retornos. O primeiro consiste no aperfeiçoamento. O segundo, o retorno financeiro. Geralmente, profissionais especializados são valorizados e recebem uma remuneração maior em comparação aos apenas graduados.
O reconhecimento financeiro se dá pelo desenvolvimento de uma série de habilidades específicas e gerenciais essenciais para atuar em determinado ramo. Há melhora da produtividade, mais preparo para realizar atividades complexas, aprimoramento da visão estratégica e aprendizado para liderar pessoas.
Além disso, ao fazer a especialização, você conhece profissionais da sua área que atuam em outras empresas. O contato e a troca de experiência ajudam a construir uma rede vasta que pode trazer oportunidades futuras.
Em 2018, os salários de profissionais com uma pós-graduação foram até 50% superiores aos daqueles que possuem a formação superior inicial. Para a empresa, um profissional com especialização é a garantia de melhores e maiores resultados, maior assertividade e conhecimento sobre assuntos determinados e focados.
Qual a diferença das pós-graduações em Lato e Stricto Sensu?
Lato Sensu e Stricto Sensu são níveis de pós-graduação. Os termos correspondem não apenas ao volume de carga horária, mas também ao propósito e à forma de abordagem dos conhecimentos.
Lato Sensu são cursos de Especialização e Master Business Administration (MBA), com foco no ensino de conhecimentos para melhorar a atuação no mercado de trabalho. É um formato destinado aos profissionais com interesse em aprendizagem de conteúdos de forma mais objetiva e aplicada. O enfoque está no aperfeiçoamento de temas específicos para a prática profissional.
Stricto Sensu são cursos de mestrado e doutorado que correspondem à formação mais exploratória dos conhecimentos, bem como a atividade de discuti-los de forma a contribuir para o avanço da ciência.
Antigamente, consistiam em qualificações apenas para quem desejava desenvolver suas carreiras no meio acadêmico ou na produção de pesquisa e conteúdo científico para geração de conhecimento. Hoje, o cenário mudou: o número de mestres e doutores em cargos da alta administração das corporações vem crescendo, principalmente dentro das organizações que exigem altos padrões e velocidade de inovação.
O Lato Sensu é definido por carga horária: especialização (mínimo 360h), MBA (mínimo 400h). Já o Stricto Sensu é definido por duração: mestrado (mínimo 18 meses) e doutorado (mínimo 48 meses).
Quanto à titulação, o Lato Sensu atribui certificação; e o Stricto Sensu, diploma, ou seja, título universitário.
Como a UCS pode ajudar os estudantes a conquistar essa qualificação?
Nas especializações e MBA, além de descontos específicos para quem é membro do UCS Alumni (programa de relacionamento com os egressos) ou vinculado a uma instituição ou empresa com a qual a UCS dispõe de convênio, trabalhamos com campanhas específicas e descontos especiais. Todos os cursos contam com professores estrangeiros e, quando necessários, laboratórios qualificados e certificados.
Nos mestrados e doutorados, buscamos a excelência. O acadêmico tem a oportunidade de participar de grupos e projetos de pesquisa que fazem da UCS uma das melhores universidades da América Latina e de todo o mundo, segundo a Times Higher Education, a segunda em inovação e sexta em pesquisa entre todas as universidades privadas e comunitárias do Brasil.
É possível inserir-se em um programa de empreendedorismo e inovação específico para a pós-graduação (o Conecta) e contar com o apoio da nossa agência de inovação UCSiNOVA.
Pode-se, ainda, participar da resolução de problemas concretos de empresas com as quais a UCS possui acordos de cooperação, algumas das quais residentes no Parque Tecnológico (TecnoUCS). Especificamente durante o doutorado, é possível realizar um período de investigação no estrangeiro com uma bolsa-sanduíche.
Aqui, o acadêmico encontra uma universidade comunitária, voltada para o desenvolvimento da região, reconhecida com o selo social ODS EDU por suas práticas comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), membro do PRIME (Principles for Responsible Management Education – Chapter Brazil), do Fórum Universidades pela Paz e detentora de Cátedras Unesco e ONU. Temos os pés na região, mas os olhos no mundo.
Como é a infraestrutura da universidade?
Podemos citar os oito campi, além da sede, onde dispomos de salas de aula especiais e mais de 800 laboratórios de ensino. Estamos repaginando os nossos espaços para incluirmos cada vez mais ambientes de descompressão e de convivência. Em breve, esperamos receber a certificação de Smart Campus.
Há ainda a infraestrutura de apoio à pesquisa. Além de uma pró-reitoria específica, conta com uma rede de Núcleos de Pesquisa e Núcleos de Inovação e Desenvolvimento, Grupos de Pesquisa reconhecidos pelo CNPq, Institutos de Pesquisa, acesso a portais de periódicos e a uma vasta biblioteca virtual, bem como programas de estímulo à pesquisa; como o de Bolsas de Inovação Científica e de Bolsas de Inovação Tecnológica.
Como funcionam as bolsas de estudo para pós?
Para os mestrados e doutorados, contamos com mais de 400 bolsas integrais. Algumas cobrem as mensalidades. Outras, além do pagamento mensal, fornecem subsídio para a manutenção do acadêmico. Além disso, temos bolsas decorrentes de projetos com empresas, destinadas a acadêmicos que aceitem trabalhar na resolução dos problemas de tais instituições. Para concorrer a uma delas é preciso estar matriculado no curso e submeter a candidatura em edital público específico para a atribuição das bolsas.
Anualmente, também atribuímos Bolsas UCS a estudantes de baixa renda, selecionados a partir da comprovação da renda per capita familiar. Por exemplo: todos os mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (um dos seis melhores do Brasil) estudam gratuitamente, pois dispõem de bolsa.
Já para os MBA e especializações, trabalhamos com bolsas e descontos ofertados em campanhas específicas.
Como os interessados podem se candidatar a uma vaga?
Para se candidatar a uma especialização ou a um MBA, basta acessar o site e fazer sua pré-matrícula. Há mais de 60 ofertas disponíveis nos diferentes formatos espalhados pelos diversos campi da UCS.
Para se candidatar a um dos nossos 17 mestrados ou 10 doutorados, é preciso ficar atento à publicação do edital de processo seletivo, acessando o site do respectivo Programa de Pós-Graduação de interesse.
Os editais são publicados anualmente. De abril a junho, para ingresso em agosto. De setembro a novembro, para início em março do ano seguinte. A entrada nos mestrados ou doutorados da modalidade profissional ocorre em fluxo contínuo, bastando contatar o coordenador do curso: História, Psicologia, Engenharia e Ciências Ambientais, Saúde Animal, Engenharia de Produção, Ensino de Ciências e Matemática.
Qual é a importância dessas especializações para a universidade?
A pesquisa é um dos principais pilares que fundamentam a atuação de uma universidade. É dela que se originam novos conhecimentos e ideias, que podem ser transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras, que, por sua vez, gerarão o desenvolvimento e o bem-estar para a sociedade.
Na Universidade de Caxias do Sul, a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico são intrínsecos à rotina acadêmica, fundamentando os programas de ensino e extensão da instituição.