O último dia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se iniciou às 15h com movimento intenso de candidatos em frente aos locais de prova. Neste domingo (1º), foram aplicados os exames de História e Matemática em 46 locais nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, na Serra, em Imbé e Tramandaí, no Litoral Norte.
Na Capital, o fluxo de vestibulandos foi especialmente grande no Colégio Bom Conselho, no bairro Moinhos de Vento, onde 1.665 candidatos estavam inscritos para as provas. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) precisou orientar o trânsito da Rua Ramiro Barcelos, que ficou lento no local entre às 14h e às 15h, quando os portões foram fechados.
A estudante Yasmin Prates, 18 anos, aproveitou os últimos minutos antes da abertura dos portões para revisar os conteúdos de História. Estudante do terceiro ano, ela vai tentar uma vaga no curso de Química:
– Apesar de estar fazendo a prova pela primeira vez, estou tranquila. Fiquei mais preocupada mesmo foi com os horários de ônibus e em não chegar atrasada. No sábado (30), a prova de Biologia estava muito difícil, hoje o maior desafio será Matemática – afirma.
A prova de Matemática também preocupava os estudantes Fernanda Goclawski e João Gabriel Matos, ambos com 18 anos e estreando no vestibular da UFRGS:
– Acho que hoje será o pior dia, por causa da Matemática. Ontem, Química foi muito difícil – avalia Fernanda, que vai tentar uma vaga em Medicina.
Matos, que vai tentar uma vaga no curso de Teatro, é mais pragmático. Avalia que, até aqui, o vestibular da UFRGS tem sido mais fácil que as provas do Enem, realizadas nos dias 3 e 10 de novembro:
– A Redação foi o momento mais exaustivo. Em Matemática, a questão é a fórmula. Ou tu sabe, ou não. História já é mais interpretação.
No sábado (30), os candidatos encararam as provas de Biologia, Química e Geografia. Ao contrário de anos anteriores, quando o vestibular da UFRGS era realizado em janeiro, de domingo a quarta-feira, as provas em 2019 foram aplicadas em dois finais de semana seguidos, no período da tarde.
Ao todo, foram 26.616 candidatos disputam 3.980 vagas em 90 cursos de graduação da UFRGS. O mais concorrido deles é Medicina, com 64 candidatos por vaga. O listão com os classificados será divulgado no dia 16 de dezembro.