A Universidade Federal do Rio Grande (Furg), contará com seis novos cursos para o início do primeiro semestre de 2024. As oportunidades serão oferecidas presencialmente no campus Carreiros, na cidade do Rio Grande, e no campus de Santo Antônio da Patrulha, e também na modalidade EAD.
A decisão foi assinada durante uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da Furg, na última semana. Em entrevista à Rádio Gaúcha Zona Sul, o reitor da universidade, Danilo Giroldo afirmou que esse é um momento de muita felicidade.
— A Furg está completando 54 anos, e em um momento em que vivenciamos muitos cortes de verbas e dificuldades, é muito gratificante poder celebrar esse aniversário com essa notícia. É um importante momento não só para a universidade, mas para a sociedade no geral, que poderá receber profissionais e pesquisadores qualificados em um curto período de tempo.
Os cursos
Em Santo Antônio da Patrulha, a oferta será dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Processos Químicos. os tecnólogos serão presenciais com a disponibilização de 25 vagas para cada e terão duração de seis semestres (três anos). O preenchimento será integralmente via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
De acordo com a Furg, a criação desses cursos foi motivada pela identificação da demanda da sociedade por um curso superior de curta duração (três anos), na área tecnológica. Além disso, outro fator que viabilizou a existência do curso foi a presença de todo o corpo docente e infraestrutura necessárias nas condições já existentes na universidade.
Em Rio Grande, serão ofertados Bacharelado em Farmácia, Licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Educação Física. O Bacharelado em Farmácia será presencial, com 30 vagas anuais via Sisu. É vinculado à Faculdade de Medicina (Famed), com duração mínima de dez semestres (cinco anos). A criação do curso surge a partir de uma proposta e vontade da universidade em ampliar as atividades na área da saúde, que atualmente conta com os cursos de Medicina e Enfermagem.
A Licenciatura em Ciências Sociais terá 40 vagas disponíveis via Sisu, com duração mínima de oito semestres (quatro anos). O diferencial deste curso é que ele será ministrado durante a noite. Danilo Giroldo afirmou que a criação desse curso está alinhada às necessidades contemporâneas e discussões sociopolíticas necessárias.
A Furg já conta com a Licenciatura em Educação Física, e agora, ao observar os novos segmentos do setor que estão surgindo e que são cada vez mais necessários, criaram o curso de bacharelado na área. Serão 40 vagas anuais, ministrado em turno integral e com duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Além dos cursos presenciais, há uma nova oferta de ensino a distância: o Bacharelado em Administração Pública (EAD). Vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), o curso será disponibilizado nos polos de Cachoeira do Sul, Sobradinho, Novo Hamburgo, Picada Café, Sapiranga e Canguçu.
O curso é composto por oito semestres para integralização curricular, com carga horária total de 3 mil horas e início das atividades previsto para o primeiro semestre de 2024. A estrutura apresenta a contextualização do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); a organização didático-pedagógica, a estrutura administrativa-pedagógica e infraestrutura operacional. O público-alvo são os agentes públicos, atuantes na administração pública, que tenham concluído o Ensino Médio.