A rotina de aulas foi retomada hoje para mais de 28 mil crianças da rede de Educação Infantil de Porto Alegre, nesta quarta-feira (8). Esta etapa de retorno envolve os pequenos de zero a cinco anos e 11 meses de idade.
Os alunos retornaram para as creches e pré-escolas no começo da manhã. Atualmente, a Capital conta com 42 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) próprias, além de 217 estabelecimentos conveniados.
Na Emei Mamãe Coruja, no Bairro Partenon, são 85 crianças. A instituição funciona das 7h às 19h. Mães, pais e avós começaram a chegar cedo. Conforme a vice-diretora, Jaqueline Scherf, o primeiro dia sempre é atípico.
— Alguns já querem brincar, outros choram, alguns não querem que a mãe vá embora. Estamos acostumados. O importante é respeitar o tempo de cada criança. Estamos muito felizes com o retorno dos nossos pequenos — diz a vice-diretora.
Os pequenos irmãos Júlia e Mateus Cortez, um e dois anos, respectivamente, estudam na escolinha. A caçula está em adaptação: é o primeiro dia. O mais velho está voltando das férias. Para surpresa da mãe, Anelise Stefanski, Júlia reagiu melhor.
— Eu achei que ela fosse chorar, mas não. Ficou super bem com a professora. Ele que está chorando, não quer que eu vá embora. Se acostumou nas férias, mas logo passa. Ele adora a escola — conta a mãe.
Situação parecida ocorreu na Emei Cantinho Amigo, no Bairro Cidade Baixa. A diretora Gisele Rodrigues Soares explica que os 70 alunos estavam sendo aguardados pela equipe.
— Temos o Jardim A e o Jardim B. Os que já eram nossos alunos estavam loucos para voltar, com saudades dos coleguinhas, uma folia. As crianças que estão começando agora precisam mais adaptação, entender o que é o ambiente escolar. Nos últimos dias, a gente estava preparando todos os espaços com muito carinho, para que todos tenham muito acolhimento — afirma Gisele.
A rede municipal de Porto Alegre também tem 56 Escolas de Ensino Fundamental, que retomam as atividades no dia 22 de fevereiro. Na rede estadual, a volta às aulas será no dia 23 do mesmo mês, para mais de 743 mil alunos de todos os níveis de ensino. Nos colégios particulares, a data varia entre 13 e 22 de fevereiro para mais de 426 mil alunos.