Profissionais interessados em se especializar em ecossistemas de inovação podem se inscrever em um curso de lançado nesta terça-feira (14). O MBA em Ecossistemas de Inovação é resultado da cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), chamada de Aliança para Inovação. A previsão é de que as aulas iniciem no dia 13 de abril deste ano, com término em setembro de 2024.
A carga horária é de 360 horas. O MBA ocorrerá, de forma presencial, na Unisinos (campus Porto Alegre), mas as aulas serão ministradas por professores das três universidades. Nas quintas e sextas-feiras, das 13h30min às 17h30min e das 18h45min às 22h45min e, aos sábados, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min. São 40 vagas disponíveis.
O curso é certificado pelas três instituições. Egressos da UFRGS, PUCRS, Unisinos e empresas do Pacto Alegre têm 20% de desconto no curso até o fim de fevereiro. É uma iniciativa de cooperação mútua entre as instituições para desenvolver profissionais que atuem na gestão, operação ou que acessem e usem os recursos dos ecossistemas de inovação. Para saber mais sobre o curso, clique aqui.
No lançamento, a estrutura curricular do curso será apresentada pelo coordenador do MBA, o professor Leonardo Gonçalves. O evento contará ainda com a participação de Josep Piqué, professor, consultor do curso, mentor do Pacto Alegre e ex-CEO do 22@, distrito de inovação em Barcelona, na Espanha. Piqué falará sobre a importância do MBA na formação de agentes de inovação. Além disso, receberá os alunos na cidade espanhola para uma experiência internacional de imersão.
As universidades serão representadas pelo pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Geraldo Jotz, pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, e pelo vice-reitor da Unisinos, Artur Jacobus. Além de apresentar o curso de forma específica, o evento busca reforçar a relevância da colaboração entre as universidades e da capacitação no aspecto econômico e social, incluindo o mercado de trabalho do futuro.