Os portões de 11.175 locais de prova do Brasil abriram às 12h deste domingo (13) para receber os 3,4 milhões de candidatos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O equivalente a duas vezes e meia a população de Porto Alegre estará, ao longo do dia, compenetrada nas próximas horas em busca de uma vaga na universidade.
Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), assim que os portões foram abertos, pais abraçaram filhos e amigos entrelaçaram os braços para aplacar o nervosismo antes da prova que é a principal porta de entrada para o Ensino Superior. No Rio Grande do Sul, são 146,7 mil candidatos.
Os portões fecham às 13h em ponto. As provas começam às 13h30min e terminarão às 19h. Serão 90 questões de redação, Linguagens e Ciências Humanas. No próximo domingo (20), candidatos prestarão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.
Para 30 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual, o governo do Estado está fornecendo transporte entre municípios e lanche nos dois dias de prova do Enem. O investimento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-RS) é de R$ 715 mil.
As notas da prova são usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite inscrição em universidades federais de todo o país, além do Programa Universidade para Todos (ProUni). O desempenho na avaliação também é usado para pagar mensalidades de instituições privadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Na PUCRS , a movimentação começou antes das 11h, com candidatos buscando o seu prédio. O casal de haitianos Max Theleaud, 36 anos, e Guerla St Jaques, 33, aguardava sentado antes da prova - ambos tentarão uma vaga em Psicologia. Foram motivados pelos professores do Ensino de Jovem e Adultos (EJA), onde cursam o terceiro ano do Ensino Médio.
— Para nós, seria melhor estudar na universidade pública. A Psicologia é uma área do futuro, vão precisar de muitos profissionais — disse Theleaud, que trabalha como vendedor de doces.
A expressão de calma ou ansiedade era visível no rosto dos candidatos, minutos antes da abertura dos portões. Sofia Marques, de 19 anos, tentará uma vaga na Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No último ano, estudou nove horas por dia.
— Acho que passo este ano. Vou dar o meu melhor — afirmou a candidata.
Para muitos jovens, a calmaria não era algo palpável. A estudante Rochele Algorta, 26 anos, buscava controlar o nervosismo antes da prova, cuja nota usará para tentar uma vaga no curso de Pedagogia da UFRGS.
— Fiz cursinho metade do ano, mas estou nervosa, não sei se estudei o suficiente. São inseguranças, mas vamos lá — brincou.
Segundo o edital, o gabarito oficial das provas será divulgado no site até três dias após a aplicação de cada prova. A data de divulgação do desempenho individual dos candidatos e treineiros ainda será divulgada.
GZH publicará nos dois dias do Enem 2022 um gabarito extraoficial, elaborado por professores do curso de preparação online Me Salva!. As respostas encontradas entram no ar a partir das 19h (primeiro dia, 13 de novembro) e das 18h30min (segundo dia, 20 de novembro), conforme as alternativas são preenchidas pelos especialistas. Além disso, em ambos os domingos, após as provas, os professores do Me Salva! resolvem as questões do exame. Toda a conferência poderá ser conferida ao vivo pelo site de GZH.