Desde o início da pandemia, profissionais da área da saúde ganharam destaque pela atuação fundamental no combate à covid-19 em todo o mundo. Nesse contexto, cursos como Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Psicologia conquistaram o interesse de estudantes em diversos países.
Segundo pesquisa realizada pela consultora Person com 2 mil pais e alunos dos 11 aos 17 anos, 67% dos pais brasileiros relataram perceber aumento de interesse dos filhos em profissões na área científica depois da pandemia. O estudo foi realizado em quatro países. Além do Brasil, na China, nos Estados Unidos e no Reino Unido.
A diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Moema Chatkin, afirma que esse aumento reflete uma valorização dos profissionais diante do cenário pandêmico.
— O que noto é que os próprios estudantes que ingressam agora nos cursos têm uma vontade muito importante de prestar atendimento e os que já estavam cursando demonstram uma renovação dessa vocação — acrescenta.
Medicina em alta na UCPel
Na UCPel, o número de interessados em cursos da área da saúde teve um aumento de 16,33% nos vestibulares de 2020, com destaque para os cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia. Esta última graduação chamou atenção por atrair profissionais já diplomados que voltaram à sala de aula buscando um redirecionamento de carreira. No vestibular de Inverno 2021, o curso de Enfermagem teve um crescimento de 48% no número de matriculados em relação ao mesmo período do ano anterior, figurando entre os mais procurados do processo seletivo, ao lado de Odontologia e de Psicologia.
Outro ponto que chamou a atenção na universidade foi o crescimento do interesse de alunos por projetos de extensão. Mais de 900 integram atividades que atendem diretamente a população. Uma dessas iniciativas é o projeto Médicos de Rua, que presta atendimento básico a pessoas em situação de rua em Pelotas.
O projeto começou em maio e conta com 34 estudantes, além de dois professores orientadores. Os atendimentos ocorrem de forma quinzenal, com uma equipe fixa na igreja Ministério Mevam e outra equipe móvel, que atende em locais onde há maior concentração de moradores de rua. Entre os serviços prestados, estão o acolhimento, pronto-atendimento e encaminhamento para Unidades Básicas de Saúde.