Após a indefinição sobre a volta as aulas, cerca de 40 instituições de Educação Infantil privadas abriram nesta segunda-feira (26) em Pelotas, no sul do RS. As escolas estavam se organizando desde a semana passada para um retorno após quase 60 dias fechadas.
Segundo o Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil de Pelotas (Sindicreches), as escolas que receberam alunos nesta manhã aguardam, agora, a nova resolução para definir seus próximos passos. Algumas escolas inclusive irão funcionar até o final da tarde desta segunda-feira, devido a rotina de pais e responsáveis das crianças.
— Como a decisão foi tomada recentemente, não houve tempo hábil para avisar as famílias, e as escolas acabaram abrindo. Não recebemos nenhuma decisão judicial até o momento e só soubemos de detalhes através da mídia — afirmou Luciana Wachholv, representante do Sindicreches em Pelotas.
Segundo o sindicato, todas as instituições que estão funcionando seguiram protocolos sanitários e foram vistoriadas por equipes da prefeitura de Pelotas. Mesmo de portas abertas, a adesão foi considerada tranquila por parte dos alunos nas cerca de 40 escolas que abriram.
Em Pelotas, a prefeita Paula Mascarenhas havia autorizado, na sexta-feira (23), o retorno da Educação Infantil e também do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, mas acabou recuando neste final de semana. A prefeitura irá seguir o decreto estadual e aguardar a nova resolução.