Com a liberação da retomada das aulas presenciais em Porto Alegre, aos poucos, escolas da rede privada de ensino começam a reabrir seus portões para o acolhimento dos estudantes. Na próxima segunda-feira (19), pelo menos 23 colégios particulares de Porto Alegre retomarão as atividades presenciais, segundo dados fornecidos pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS). A maioria das escolas recomeçará pela Educação Infantil. Contudo, outras apostam também no retorno do Ensino Médio para a mesma data (veja a lista completa no final desta matéria). No Ensino Fundamental, a maior parte das instituições ainda está definindo o calendário.
No Monteiro Lobato, foi formada uma força-tarefa logo após o anúncio do cancelamento das aulas por causa da pandemia de coronavírus. Em abril, foi criada uma comissão interdisciplinar dentro do colégio e contratada uma consultoria em infectologia, explica Ana Lobato, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da escola.
— Quando saíram os decretos, começamos a trabalhar o acolhimento dos funcionários, o treinamento de biossegurança e os protocolos de saúde e as novas rotinas que teriam de ser colocadas em prática para a segurança de todos. Como resultado desse trabalho, contaremos com toda uma equipe de profissionais apta a fazer o monitoramento do cumprimento desses regramentos por parte da comunidade escolar — afirma.
Além de práticas comuns dentro deste cenário de pandemia, como aferição de temperatura, separação entre as classes, limpeza de sapatos e higienização das mãos na entrada do colégio, os pequenos da Educação Infantil – nível que retoma as atividades – terão de trocar de tênis. E esse segundo par de calçados levado no primeiro dia de aula ficará permanentemente no colégio. Por outro lado, as crianças de até cinco anos não serão obrigadas a usar máscara na escola.
Outra novidade que as crianças verão será nas aulas de Artes. Os materiais de colorir, que antes eram de uso coletivo, sairão de cena, conta Ana.
— Criamos kits individuais com canetinhas, tintas, lápis, entre outros, para cada estudante. Nosso objetivo é evitar o compartilhamento de objetos entre eles. Essas medidas extras de proteção foram construídas em parceria com essa assessoria em infectologia. Trabalhar com eles tem sido ótimo, cada mudança que fazemos passa, anteriormente, pela aprovação dessa empresa. E isso tem sido ótimo porque traz mais segurança para todo mundo — diz a coordenadora.
Restrição de uso dos espaços
A direção do Colégio Santa Dorotéia também optou pela união da comissão interna da instituição com a de profissionais da área médica para aplicar corretamente os protocolos. Com o auxílio desses especialistas, foram feitas reuniões semanais, via internet, com os funcionários para esclarecer dúvidas e cuidados em relação à pandemia. Já os encontros presenciais, feitos mais recentemente, foram focados na aplicação prática dos protocolos sanitários.
Marinice Simon, diretora educacional da escola, relata que a empresa realizou vistoria em todas as mudanças feitas e sugeriu outras alterações, como restrição do uso da biblioteca e do ginásio:
— Além do que já é previsto nos decretos estadual e municipal, temos sinalização nos corredores indicando como deve ser o fluxo dos estudantes para evitar que eles se choquem, nosso centro de operações de emergência em saúde fiscalizará o respeito às novas regras. Além disso, estabelecemos horários diferentes de entrada e saída para as turmas e elas têm recreios separados. Ficará uma turma por vez no pátio, ambas as decisões são para evitar aglomeração.
Como a instituição recomeçará os trabalhos pela Educação Infantil – setor mais sensível à readaptação –, será permitida a entrada de um dos responsáveis pela criança no prédio, mas não em sala de aula, diz Marinice.
— As crianças menores são mais inseguras, por isso, optamos, por deixar um responsável entrar na escola, caso a criança demonstre resistência ou manha. Pedimos aos pais também que coloquem três máscaras extras na mochila dos filhos para que eles possam fazer a troca aqui no colégio — pontua.
Cautela na retomada
Para Maurício Erthal, vice-diretor administrativo do Colégio Marista Rosário, cautela é a palavra de ordem na primeira semana de aula, que começará pela Educação Infantil. A preocupação com a limpeza de superfícies de toque coletivo, como corrimãos, será intensa. Ele conta que a mesma dedicação será dada à manutenção de salas de aula e banheiros.
Seremos bem restritivos nesse reinício, por isso, a biblioteca estará aberta somente para a retirada de livros, o recreio será em sala de aula e o bar seguirá fechado. Se tudo der certo, poderemos flexibilizar alguns desses itens no futuro
MAURÍCIO ERTHAL
Vice-diretor administrativo do Colégio Marista Rosário
— Nossos alunos verão ainda mais nossos profissionais da limpeza em ação. Vamos aplicar produtos diferenciados para que essa higienização seja mais eficiente. Outro ponto de atenção que teremos será com as atividades. Seremos bem restritivos nesse reinício, por isso, a biblioteca estará aberta somente para a retirada de livros, o recreio será em sala de aula e o bar seguirá fechado. Se tudo der certo, poderemos flexibilizar alguns desses itens no futuro — diz.
Outra demanda específica do Colégio Rosário é que os pequenos estudantes usem sapato fechado e que o uso de mascara seja obrigatório para crianças a partir de três anos. Por fim, a sala de brinquedos foi desidratada e foram criados kits individuais de trabalho para as aulas de Artes.
O destaque do Colégio Israelita Brasileiro (CIB) fica para o sistema de entrada – que será escalonado – e saída dos estudantes. O acesso será por um portão secundário, enquanto a saída ocorrerá pelo portão principal. Aqueles que têm carro e buscam seus filhos deverão, obrigatoriamente, ingressar no sistema de drive-thru, explica Jânio Alves, diretor geral do CIB:
— O responsável precisará falar o nome da criança, a gente vai até a sala de aula do estudante e o encaminha ou o leva até a portaria. Nesse meio tempo, o pai ou a mãe que espera precisará dar uma volta na quadra e retornar para a fila, caso a criança demore a se apresentar.
Criamos um formulário que deve ser preenchido diariamente pelos pais. Ali, há perguntas sobre se a criança apresentou alguns sintomas, como dor de cabeça, febre etc. Isso é importante para termos o controle da situação e agirmos rápido para que esse estudante não entre em contato com outros alunos e funcionários da escola
JÂNIO ALVES
Diretor geral do Colégio Israelita Brasileiro
Outro diferencial fica para o sistema de estação que foi criado por seis médicos da comunidade judaica, revela Alves. Logo na entrada da instituição, o aluno tem a temperatura aferida, higieniza os calçados, limpa a mochila, se dirige ao token de álcool gel e só então é levado para a sala de aula. Os funcionários passaram por treinamento online e presencial para aprender a colocar em prática os protocolos.
Além do trabalho feito na instituição, a comunicação com os pais também está sendo trabalhada, conta o diretor do CIB:
— Criamos um formulário que deve ser preenchido diariamente pelos pais. Ali, há perguntas sobre se a criança apresentou alguns sintomas, como dor de cabeça, febre etc. Isso é importante para termos o controle da situação e agirmos rápido para que esse estudante não entre em contato com outros alunos e funcionários da escola. Temos um senso comunitário muito forte no Israelita e estamos reforçando ainda mais a nossa comunicação com os pais e esse pacto de transparência.
Veja quais escolas voltam às aulas na próxima semana:
19/10 – Educação Infantil
- Centro E.M. Pastor Dohms - Unidade Higienópolis
- Centro E.M. Pastor Dohms - Unidade Zona Sul
- Colégio Maple Bear
- Escola E. F. Mãe Admirável
- Escola Projeto
- Colégio Israelita Brasileiro
- Colégio Marista Rosário
- Colégio Marista Ipanema
- Colégio Marista Champagnat
- Colégio Marista São Pedro
- Colégio Marista Assunção
- Colégio Marista Jaime Biazus
- Colégio Romano São Mateus
- Colégio Monteiro Lobato
- Colégio João Paulo II
- Colégio La Salle Dores
- Colégio Anchieta
- Colégio Mãe de Deus
- Colégio Santa Dorotéia
- Colégio Bom Jesus Sevigné
- Colégio Leonardo Da Vinci Alfa
- Colégio Leonardo Da Vinci Beta
19/10 - Ensino Médio
- Escola Vinicius de Morais
- Colégio Romano São Mateus
- Colégio Mãe de Deus
- Colégio Leonardo Da Vinci Alfa
- Colégio Leonardo Da Vinci Beta
- Colégio Marista Rosário (3º ano)
20/10 – Educação Infantil
- Colégio Santa Inês
- Colégio Bom Conselho
- Colégio Nossa Senhora da Glória
20/10 - Ensino Médio
- Colégio Nossa Senhora da Glória
21/10 - Ensino Médio
- Colégio Santa Dorotéia
Retorno na semana seguinte:
26/10 - Educação Infantil
- Escola Vinicius de Morais
Retornos em novembro
- Colégio João XXIII
- Colégio Marista Rosário: Ensino Médio (1º e 2º ano)
Escolas que não devem voltar em 2020
O Colégio ACM enviou um documento às famílias dos estudantes informando que não deve retomar as aulas presenciais em 2020.
Em uma decisão tomada ouvindo todos os segmentos da instituição, o Colégio Santa Cecília também optou por não retomar as aulas presenciais neste ano.
Calendário de volta às aulas do governo do Estado
- 8/9 - Educação Infantil
- 21/9 - Ensino Médio, Ensino Superior e Ensino Técnico
- 28/10 - Ensino Fundamental (anos finais)
- 12/11 - Ensino Fundamental (anos iniciais)