As duas principais universidades em Porto Alegre, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), não devem retomar as aulas presenciais neste mês, ainda que o governo do Estado tenha dado sinal verde para o retorno do Ensino Superior no próximo dia 21.
Conforme a PUCRS, ainda que Porto Alegre tenha recebido bandeira de cor laranja no sistema de distanciamento controlado do governo do Estado e que o cronograma do Executivo preveja a volta dos encontros presenciais, aguardará a posição da prefeitura e indicadores de efetiva desaceleração da doença.
"Em razão disso, a PUCRS não prevê alteração do modelo vigente em setembro, e mantém as aulas na modalidade online", confirmou a universidade em nota.
A UFRGS está com suas atividades presenciais suspensas até 30 de setembro. Até lá, conforme a assessoria de imprensa da universidade, as aulas continuam sendo pelo Ensino Remoto Emergencial pelo menos até dezembro.
A reportagem também questionou Fadergs e Uniritter sobre a possibilidade de as aulas presenciais voltarem neste mês. Até o momento, não há definição.
Para que as aulas possam retornar na Capital, é preciso que a cidade esteja há pelo menos duas semanas consecutivas sob bandeira amarela ou laranja, conforme as regras propostas pelo governo Estadual. Porto Alegre ingressou na classificação laranja nesta semana, saindo da vermelha. O governo do Estado destaca que o retorno às aulas presenciais não será obrigatório e dependerá da decisão de cada município.
Outra grande universidade na Região Metropolitana já havia descartado o retorno às aulas presenciais neste momento. A Unisinos anunciou na terça-feira (1º) que manterá as aulas a distância até o fim deste ano. A universidade não deu previsão de retorno às atividades presenciais.
Em nota, a instituição afirma que “para evitar aglomerações e o contágio pelo novo coronavírus, as atividades de sala de aula da modalidade presencial dos cursos de graduação e pós-graduação lato senso e estrito senso se manterão em ambiente virtual”.