Munidos de garrafas de água, lápis, borracha e canetas, centenas de candidatos aguardavam, em frente ao Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, pelo primeiro dia de provas no novo sistema do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na tarde deste sábado (23). Às 15h, teve início a prova que cobra questões de física, literatura em língua portuguesa e língua estrangeira moderna, primeira das quatro etapas do processo seletivo.
Moradora do bairro Santo Antônio, na Capital, Alana Cardoso, 17 anos, chegou ao local quase duas horas antes da prova. Estudante do terceiro ano do Colégio Estadual Inácio Montanha, apostou em uma playlist de música pop nos fones de ouvido para dissipar o nervosismo antes do primeiro vestibular.
— Cheguei cedo para conhecer o local de prova. Estou bem nervosa. Espero que o conteúdo seja parecido com o do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), porque me preparei bastante — disse a estudante, que pretende cursar Medicina Veterinária.
A cultura pop também serviu de escape para Gabriel de Lima, 26 anos, minutos antes da abertura dos portões. Sentado em um banco em frente ao colégio, ele folheava o livro Bambi, de Felix Salten. Já as leituras exigidas para a prova, conta, não agradaram.
— Estou um pouco preocupado com literatura, porque não sou muito bom. Pelo menos metade da lista, não li — admite o estudante de biologia da UFRGS, que desta vez prestará a prova para Ciência da Computação.
Ao todo, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder as questões. Neste ano, 26.616 candidatos disputam 3.980 vagas em 90 cursos de graduação da UFRGS. Medicina segue sendo o mais concorrido, com 64,08 candidatos por vaga, seguido de psicologia diurno (29,75) e psicologia noturno (24,77). O gabarito da prova deste sábado será divulgado no domingo (24), às 9h.