Universitários de todo país estarão na Serra gaúcha nesta semana para falar sobre empreendedorismo. A 26ª edição do Encontro Nacional de Empresários Juniores (ENEJ) acontecerá de quarta-feira (4) a sábado (7), em Gramado. O evento, que é fechado e não dispõe de ingressos para visitantes, contará com workshops, apresentação e análise de cases, rodadas de discussão, minicursos com grandes nomes do mercado e mais de 60 palestrantes.
A expectativa é de que mais de 5 mil estudantes universitários de todo país participem do evento, realizado pela Federação das Empresas Júniores no Estado (FEJERS) e Brasil Júnior, confederação nacional que representa as empresas juniores. Com um modelo inspirado em grandes festivais de música e inovação como o Rock in Rio e o SXSW, o ENEJ contará com várias atividades acontecendo de forma simultânea.
Além disso, terá uma programação voltada para a cidade, com o Empreenda Gramado, em que empresas juniores vão prestar consultoria gratuita para empreendedores locais. A previsão é de que a atividade gere um impacto financeiro de mais de R$ 5 milhões na cidade, conforme a organização do evento.
As empresas juniores são negócios formados por estudantes universitários para aplicarem, na prática, o que estão estudando nas salas de aula. Hoje, estão presentes em todos os Estados brasileiros, por meio de federações estaduais, totalizando mais de 850 organizações e, aproximadamente, 22 mil empresários juniores em 171 universidades.
A Brasil Júnior conta com o suporte financeiro de empresas como Sicoob, Bradesco, Movile, Raízen, Falconi, Ambev, Pirelli e Eureca. Essas parcerias também proporcionam um contato direto entre as empresas e os jovens empreendedores, buscando um ambiente que impulsione a troca de conhecimentos entre os envolvidos.
— O objetivo é ajudar a formar líderes mais jovens e capacitados para as transformações que o país precisa — explica Renan Nishimoto, presidente executivo da Brasil Júnior.