O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva, vai assumir o comando da pasta com a saída do atual ministro Mendonça Filho, que deixa o cargo para disputar as eleições de outubro. As informações foram confirmadas na manhã desta quina-feira (5) pela assessoria da pasta.
Natural de Santiago, no Rio Grande do Sul, Rossieli é advogado e mestre em gestão e avaliação educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi secretário estadual de educação do governo do Amazonas e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
O novo ministro, que atuava como secretário de Educação Básica desde 2016, trabalhou na proposta de reforma do Ensino Médio, aprovada no começo do ano passado. Também acompanhou as discussões que resultaram na proposta, apresentada no Conselho Nacional de Educação, de novas diretrizes curriculares para a última etapa da Educação Básica, que inclui a oferta de 40% da carga horária na modalidade a distância.
Depois da repercussão negativa da medida, Mendonça Filho disse que vetaria a proposta, mas o documento segue em análise no conselho nacional.
Veto a cursos de Medicina
Mendonça Filho participa hoje do último compromisso oficial antes de deixar o cargo. No Palácio do Planalto, ele e o presidente Michel Temer lançam a Política de Redefinição da Formação Médica no País e novas regras para a oferta de cursos de graduação em Medicina.
Em função da legislação eleitoral, os ministros que vão se candidatar têm até o próximo dia 7 para deixar os cargos, na chamada desincompatibilização. Assim como o MEC, outros ministérios estão mudando de comando.