Após passar mais de cinco meses fechado em razão da inundação pela qual passou em maio, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, o maior do Estado, voltou a receber voos comerciais em 21 de outubro. A partir da reabertura, 469 mil passageiros devem passar pelo terminal nos primeiros 30 dias de retomada da operação, com média diária de 15,6 mil pessoas. Em comparação com período similar no último ano, o número representa queda de cerca de 30% do movimento registrado.
O aeroporto internacional de Porto Alegre fechou em 3 de maio. Após reabertura parcial em 21 de outubro, o total restabelecimento de sua capacidade de operação está previsto para 16 de dezembro. O processo de retomada do aeroporto é uma das áreas de monitoramento do Painel da Reconstrução do Grupo RBS.
No primeiro dia de retomada do funcionamento, apesar de já ter capacidade para receber até 128 voos diários, o aeroporto somou 71, entre pousos e decolagens, pois o processo de reabertura terá crescimento gradual. Ao todo, naquele dia 21, cerca de 9,8 mil passageiros circularam pelo terminal.
Desde então, entre 21 de outubro e 13 de novembro, 363 mil passageiros passaram pelo Salgado Filho, pousando ou decolando em um de 2.390 voos. De 14 a 21 de novembro, ainda não há dados consolidados, pois as companhias aéreas, que catalogam estes números, necessitam de alguns dias para confirmar as informações. Contudo, segundo a projeção da Fraport Brasil, outros 106 mil passageiros devem passar pelo terminal na semana, em cerca de 740 voos.
Com a soma dos dados concretos do período entre 21 de outubro e 13 de novembro com a projeção de 14 a 21 de novembro, o Salgado Filho terminará o primeiro mês de retomada da operação recebendo cerca de 469 mil passageiros e 3,1 mil voos. A projeção representa uma média de 15,6 mil passageiros e de 103 voos por dia no local.
Contando os meses de outubro e novembro de 2023, o aeroporto da Capital recebeu, em média, 22,1 mil passageiros transportados em cerca de 164 voos por dia. Dessa forma, o número diário de 15,6 mil passageiros que passaram pelo Salgado Filho no primeiro mês de reabertura após a enchente é cerca de 30% menor do que o registrado em período semelhante no ano passado – já a quantidade de 103 voos diários é aproximadamente 37% menor do que a registrada em outubro e novembro de 2023.
No mês de abril deste ano, o último de operação completa antes da inundação do aeroporto, 567.910 passageiros passaram pelo Salgado Filho, embarcando ou desembarcando de um entre 5.019 voos. Em média, foram 18,9 mil passageiros e 167 voos diários. Segundo a Fraport, fatores como a sazonalidade das temporadas de viagens, disponibilidade de rotas e aeronaves, e o próprio planejamento das companhias aéreas, também contribuem para os números de passageiros e voos registrados em cada período.
Antes da enchente, o Salgado Filho operava em média entre 140 e 170 voos diários. O aeroporto terá o restabelecimento total de sua capacidade de operação em 16 de dezembro, após a conclusão de todas as obras na pista, quando voltará a receber também voos internacionais. Até lá, a operação no terminal deve continuar crescendo semana após semana, de forma escalonada, também dependendo do planejamento de cada companhia aérea.
— Estamos na última camada de asfalto e depois entrará a sinalização horizontal, o balizamento luminoso, os instrumentos de navegação e, depois, a homologação da pista em sua totalidade operacional de 3,2 mil metros. Após isso, continuaremos com os acabamentos finais e manutenções rotineiras, sem gerar impactos nas chegadas e partidas dos voos — reforça Cássio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil.
Companhias Aéreas comentam retomada
São três as companhias aéreas que já estão operando voos no aeroporto Salgado Filho: Azul, Latam e Gol. A Copa Airlines será a próxima, a partir da retomada da rota entre Porto Alegre e a Cidade do Panamá em 19 de dezembro.
A Azul foi a empresa do primeiro voo comercial que desembarcou no Salgado Filho após a reabertura. Desde então, a empresa afirma que, até 18 de novembro, realizou cerca de 600 voos chegando ou saindo de Porto Alegre, transportando pelo menos 97 mil passageiros, já contabilizados. A companhia opera atualmente rotas entre Porto Alegre e Campinas (SP), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e o Galeão (RJ), além de destinos regionais como Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana — para a alta temporada de verão, entre 16 de dezembro e 2 de fevereiro de 2025, a companhia também contará com voos diretos entre Porto Alegre e Recife (PE).
— Já estamos com 78% da capacidade operacional que tínhamos antes das enchentes no Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é que, com o avanço das obras no Salgado Filho, possamos a voltar a ter a mesma capacidade em fevereiro de 2025 e ultrapassar o que tínhamos nos meses seguintes, ofertando ainda mais conexão e assentos para Porto Alegre e o Rio Grande do Sul — afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.
A Latam, por sua vez, já realizou cerca de 900 voos no Salgado Filho após a reabertura, com taxa média de ocupação de 90%. Segundo a companhia, pelo menos cerca de 138 mil passageiros já foram transportados desde a volta das operações no aeroporto da Capital. A companhia, até o momento, opera rotas entre Porto Alegre e Brasília (DF), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Curitiba (PR). Já no início de janeiro, retoma também seus voos internacionais, conectando a Capital a Lima, no Peru, e Santiago, no Chile.
"Em outubro, a Latam retomou 43% dos seus voos em Porto Alegre. A companhia projeta superar o volume de operações anterior ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho em fevereiro de 2025, quando irá operar 180 voos semanais no estado, ultrapassando a marca de 175 voos operados no mesmo mês de 2024", informou, em nota, a empresa.
Por fim, a Gol opera atualmente pelo menos 32 voos diários a partir do aeroporto Salgado Filho, levando e trazendo passageiros de destinos como Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Brasília (DF). A partir de 16 de dezembro, a empresa deve incrementar sua operação para 38 voos diários, e na alta temporada de verão incluir um voo direto a Salvador (BA).
"Para Porto Alegre, a tendência é de incremento de voos. Como exemplo, comparando janeiro de 2025 com janeiro de 2024, teremos um crescimento de 11% de assentos no Estado, onde atingiremos mais de 225 mil assentos para gaúchos e visitantes de outras partes do Brasil", comunica a empresa, também por nota.
Operações Comerciais
Com a reabertura do Salgado Filho, foram retomadas também as operações comerciais no local. De acordo com a Fraport, apenas duas operações anteriores não irão retornar, uma lotérica e um serviço de transfer. Por outro lado, além de todas as outras que permaneceram, pelo menos 10 novas operações já estão instaladas.
Somente nos segmentos de alimentação e varejo, são cerca de cem operações comerciais no aeroporto da Capital. Entre as novidades do mix de loja, estão dois livings da Heineken, uma lancheria Bob's e uma operação da Bella Gulla.
— A gente buscou e conseguiu, nesse retorno, voltar não só com mais lojas, mas com lojas ainda melhores. Não só viemos com mais, mas também com operações e espaços renovados. Temos lojas reformadas, que receberam novos investimentos, tudo pensando em qualificar a experiência e a jornada dos visitantes dentro do aeroporto — destaca Rodrigo Sousa, diretor comercial e de cargas da Fraport Brasil.