A Associação Leopoldina Juvenil sediou, nesta quinta-feira (14), o lançamento da Federação das Associações Gaúchas do Varejo (Federação AGV). O evento reuniu autoridades empresariais e políticas como o governador Eduardo Leite e o prefeito da Capital, Sebastião Melo.
O novo ecossistema empresarial tem como mantenedora a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), que conta com mais de 160 entidades setoriais parceiras. Além disso, a CDL POA tem abrangência de pelo menos 230 municípios, em todas as regiões do RS, e atende cerca de 30,7 mil empresas, representando 85% do PIB estadual.
— Queremos agregar potencialidades às entidades parceiras da CDL POA que têm atuado com excelência em prol do varejo, como temos feito há mais de seis décadas. Promoveremos uma grande união de esforços mirando caminhos melhores e ainda mais consolidados para o setor e que permitirão o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul de forma ampliada — enfatizou o presidente da CDL POA, Irio Piva.
Durante a solenidade, foi empossada a nova diretoria (confira abaixo) e o presidente da federação, Vilson Noer, que foi fundador da Associação Gaúcha do Varejo (AGV), presidente da CDL POA por diversas gestões e é conselheiro das Lojas Colombo e da CDL POA. Ele explica que a federação nasceu da necessidade de expandir a atuação das duas entidades.
— Como associação, nosso foco de defesa no campo político e institucional fica restrito a um segmento só, que era o varejo. Sentimos uma transformação no bureau de crédito da CDL POA, porque ela começou a se relacionar com muitos segmentos diversos, como imobiliárias, fintechs, bancos, indústria. Por esse perfil novo do banco de dados da CDL, vimos que ela não atende só varejo, se tornando multisetorial, o que exigiu que tivesse uma entidade maior, mas sempre sob o guarda-chuva do associativismo — sublinha.
O presidente ressalta que a federação pretende atuar na defesa jurídica, política e legislativa junto aos seus associados. Ele cita que uma pauta em que a federação já trabalha é a luta contra a retirada de benefícios fiscais aplicada pelo governo do Estado no fim do ano passado devido à não aprovação do reajuste da alíquota geral do ICMS.
Mais expertise
Segundo o presidente, outra meta da federação é o compartilhamento de expertise, como novidades tecnológicas e de processos, com as entidades do interior do Estado:
— Eu estive na NRF em janeiro, em Nova York, a maior feira de varejo do mundo, onde foram discutidos muitos temas relevantes para o setor. Isso precisa ser levado para essas mais de 160 entidades no sentido de evoluírem dentro das transformações que o varejo está colocando como desafio, como por exemplo o uso da Inteligência Artificial, que ainda não é tão difundido no Brasil.
Formação de novos líderes
Outra bandeira levantada pela federação, de acordo com o presidente, é a necessidade de formação de novos líderes. Ele aponta que uma das metas para 2024 é chegar ao fim do ano com quatro a cinco novas lideranças estaduais.
— Temos muitas empresas com planos de sucessão familiar. Precisamos de jovens que consigam implementar seus modelos de pensamento — diz.
Noer frisa que outro ponto discutido na feira de Nova York e que ele pretende trazer para a federação são as diferenças nos perfis de consumos entre as gerações:
— Nos Estados Unidos, 45% do consumo já está muito vinculado com essas gerações. Esse ainda é um problema porque conhecemos muito pouco dessas gerações.
Atuação política
O presidente destaca que a federação deve marcar presença nas discussões políticas que impactam diretamente no setor, tanto em âmbito estadual, na Assembleia Legislativa, quanto nacional, no Congresso.
— Muitas vezes, nossos problemas envolvem interferências jurídicas. É uma atuação que nós vamos evoluir. No Estado, estamos evoluindo muito na Assembleia, onde estaremos presentes em todas as comissões, como a CCJ (Constituição e Justiça). Já estamos inscritos para participar de todos os debates de leis que possam nos afetar em nossos negócios — afirma.
Conheça a diretoria da Federação AGV
Presidente: Vilson Noer, CDL Porto Alegre
Vice-presidentes:
- Everton Steyer Neto, CDL Canoas
- Roberto Estivalett, CDL Passo Fundo
- Enio Machado Lopes, CDL Pelotas
- Gilberto Sequeira, CDL Rio Grande
- Marcio Rabello, CDL Santa Maria
- Heinz Rockenbach, CDL de Lajeado
Diretores Adjuntos:
- Lourdes Helena Steindorf, CDL de Cachoeira do Sul
- Katia Stczepaniak, ACI Camaquã
- Cristiane Patricia Ribeiro, CDL Santo Ângelo
- Lediana Apparenza, ACI Horizontina
- Gabriela Pereira Soares, CDL Taquari
- Juarez Meneguetti, Sindilojas Farroupilha
- Mauricio Cardoso, ACI Alvorada
- José Luis Silveira, ACI Gravataí
- Darcy Zottis, ACI Cachoeirinha
- Aquiles Malmann, CDL de Lajeado
- Eduardo Lucas Sperb, ACI Panambi
Presidente do Conselho Deliberativo:
- Renato Lima, CDL Rio Grande