Tem entidade de lojistas mudando de nome no Rio Grande do Sul. A Associação Gaúcha do Varejo (AGV) passará a se chamar Federação das Associações Gaúchas do Varejo (FAGV), para representar 162 outras entidades. A entidade foi criada há 11 anos, quando ocorreu uma ruptura entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) e a Federação das CDLs (FCDL) por divergências no sistema de informações sobre crédito.
FAGV e CDL POA atuam juntas, inclusive fisicamente. A operação da AGV já fica na sede da entidade municipal e ambas atuam com o SCPC. A mudança tende a fortalecer a união das duas, dizem os presidentes Vilson Noer (da AGV e que comandará a federação) e Irio Piva (CDL POA). A ideia também é entrar em articulações nacionais de assuntos de impacto no setor.
No Estado, o setor ainda tem a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, criada por empresários da Serra a partir de outra ruptura com a FCDL-RS. A Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) também representa varejo, mas tem um escopo maior, que inclui atacado e serviços. E ainda tem a Federasul, que é a Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
SaGZH faz parte do The Trust Project