Aguardada com expectativa pelos consumidores que buscam promoções e bons preços na reta final do ano, a Black Friday ocorre, oficialmente, nesta sexta-feira (24). Com expectativa de alta procura em 2023, a data deve atrair grande movimento no comércio de rua e nos shoppings do Estado.
Em Porto Alegre, as lojas que aderiram ao acordo coletivo poderão abrir em jornada especial com horário até a meia-noite, conforme explica o Sindicato dos Lojistas do Comércio da Capital (Sindilojas). As empresas que não firmaram o acordo coletivo podem abrir em horário normal, até as 22h.
No comércio do Interior, não há previsão de horário diferenciado, conforme a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).
Além das tradicionais promoções, os lojistas preparam outras vantagens para atrair clientes. No shopping Iguatemi, em Porto Alegre, o estacionamento será gratuito nesta sexta-feira (24). Os empreendimentos também apostam em ações com cupons que concorrem a prêmios. No Barra Shopping, as lojas terão uma hora a mais de funcionamento a partir desta sexta e até domingo.
A Black Friday é uma oportunidade para os consumidores comprarem com desconto e adiantarem os presentes de Natal. No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que a data registre movimento superior ao ano passado, com promoções mais robustas. O Sindilojas projeta um aumento de 13% no valor médio das compras a serem realizadas neste mês em relação ao evento anterior. A expectativa de gasto é de R$ 1.315 por aquisição.
Segundo pesquisa da entidade, pelo menos metade dos consumidores consultados (48,4%) pretende adquirir produtos com a promessa de descontos que caracteriza a Black Friday.
Já para o comércio geral do Estado, a expectativa da FCDL-RS é de que a data movimente em torno de R$ 700 milhões, somando compras online e em lojas físicas. A Fecomércio-RS não faz projeções numéricas de vendas para a Black Friday, mas também manifesta uma expectativa positiva.
Os especialistas em varejo lembram que é importante seguir algumas dicas para aproveitar bem a data. Os bons negócios começam pela pesquisa. Antes de decidir pela compra, o consumidor deve verificar o preço usual dos produtos desejados em mais de uma loja ou site, para se certificar de que as promoções anunciadas são vantajosas.
E vale desconfiar dos preços fora da realidade. Segundo os especialistas, valores muito abaixo do mercado costumam ser indícios potenciais de fraude. No caso das compras feitas pela internet, cuidados básicos como conferir se o site é confiável, considerar os valores extras incluídos na compra, como a taxa de frete, e as avaliações de outros compradores também são válidos.