As tradicionais promoções e liquidações da Black Friday, que ocorre em 24 de novembro, costumam ser uma boa oportunidade para comprar com desconto e antecipar presentes de fim de ano. Mas é importante seguir algumas dicas para evitar de fechar um mau negócio ou mesmo se endividar.
Veja, a seguir, estratégias para garantir boas compras na data:
Pesquisa é tudo
Antes de decidir pela compra, verifique o preço usual do produto desejado em mais de uma loja ou site e se as promoções anunciadas são vantajosas. Também desconfie de descontos distantes da realidade. Valores muito abaixo do mercado costumam ser indícios potenciais de fraude, segundo especialistas. E utilize a tecnologia a seu favor: sites conhecidos de pesquisa, como Google, Buscapé, Zoom e JáCotei, além do app Menor Preço Nota Gaúcha, possuem ferramentas de comparação de preços.
Utilize programas de fidelidade e descontos
Muitas lojas disponibilizam programas próprios de fidelidade ou mesmo cupons de desconto. Em alguns casos, é possível, inclusive, acumular pontos para descontos adicionais. Também existem os cashbacks, que permitem ao cliente acumular descontos para realizar novos gastos na plataforma.
Liste suas prioridades
Ter um planejamento sobre quais produtos comprar ajuda a evitar o gasto por impulso. Por isso, listar os itens de acordo com a necessidade ajuda a melhor direcionar o consumo.
Aproveite a Cyber Monday
A Cyber Monday é a segunda-feira pós Black Friday, com promoções direcionadas à venda de eletrônicos e de games. Os descontos da data são direcionados somente ao comércio eletrônico.
Tome cuidados para não se endividar
Em meio a tantas ofertas, evite gastar mais do que o planejado. Avalie a real necessidade de cada compra e se o valor se encaixa no seu orçamento. Ao optar pelo parcelamento da compra, considere se há juros aplicados e se o gasto não compromete as despesas futuras.