As vendas dos produtos típicos de Páscoa não foram positivas para os supermercados gaúchos. Os dados da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) apontam que em comparação ao ano passado, os números totais de vendas de chocolate registram queda de 5%.
Segundo o balanço divulgado neste domingo (4), as lojas do setor registraram uma Páscoa atípica. Diferente dos outros anos, em que os estoques de ovos de chocolates eram vendidos nos últimos três dias anteriores ao domingo do feriado, desta vez a maioria dos produtos típicos foram comercializados com antecedência. Quem procurou por ovos neste domingo encontrou pouca variedade. O balanço aponta que quase 100% dos itens já foram vendidos.
Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, as lojas do setor adquiriram um volume 15% menor de ovos de chocolate do que no ano passado, reduzindo os estoques do produto. O produto mais escolhido para presentear foram as caixas de bombons. Em comparação a data de 2020, houve crescimento de 8% na venda deste produto.
– No lugar de um ovo de chocolate grande, o consumidor preferiu comprar por exemplo, quatro caixas de bombons. Percebemos que os gaúchos decidiram presentear mais pessoas, com itens menores e mais baratos – afirma Longo.
Ainda de acordo com o presidente da associação, neste ano os supermercados não devem comercializar com desconto as sobras dos produtos típicos, como bombons e barras de chocolate. Além disto, em razão da pandemia as lojas do setor estão procurando trabalhar para fornecer a venda de produtos essenciais.