Para não deixar o feriado de Páscoa passar em branco, diferentes hospitais de Porto Alegre distribuíram, ao longo desta semana, pequenos presentes e atividades a pacientes internados. As ações buscam humanizar o atendimento, proporcionar alguma descontração e incentivar o tratamento.
Seguindo uma tradição anual, o Hospital Moinhos de Vento distribuiu, neste domingo (4), 6,5 mil ovinhos pintados e recheados de amendoim com açúcar. Os presentes foram colocados em cestinhas para os pacientes, tanto crianças quanto adultos – e oferecidos também aos funcionários.
Na Santa Casa de Misericórdia, cerca de 120 crianças e adolescentes internados no Hospital Santo Antônio puderam, entre segunda-feira passada (29) e o sábado (3), confeccionar máscaras de coelho e realizar pinturas do mascote da instituição: o Heitor Castor.
Em geral, as crianças internadas no Santo Antônio realizam tratamentos complexos, como de câncer ou para o coração. No sábado, os pequenos em atendimento nas unidades de terapia intensiva (UTI) receberam sacolas com alguns presentes, como chocolates e quebra-cabeças oferecidos pela Liga Feminina de Combate ao Câncer e pela Liga Jovem.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), além de doar fantasias de coelhinhos para bebês internados, ainda distribuiu ovos de chocolate para 45 crianças internadas neste domingo, doados pela Nana Pereira Patîsserie. No almoço, as batatas foram cortadas em forma de coelhinho, e os funcionários ganharam bombons doados pelo movimento Reino Cristo.
O Hospital Mãe de Deus, que não tem serviço de pediatria, ofereceu aos pacientes uma caixa em forma de coelho com um lanche especial , o que incluía bolo e um biscoito da Páscoa. No almoço deste domingo, ainda receberam cartas escritas a mão pelos funcionários da instituição. "Acredite no caminho que a felicidade é garantida", dizia uma das mensagens.
No Hospital São Lucas da PUCRS, a comemoração foi diferente: o movimento de Nossa Senhora do Sim quis agradecer o esforço de profissionais da saúde que atuam no tratamento de pacientes da covid-19 e entregou, na quinta-feira (1º), 300 ovos de chocolate artesanais para quem está na linha de frente do combate à pandemia.
— Agradeço esse gesto de carinho e gratidão. Obrigada por essas orações, são elas que nos mantêm firmes e em pé para enfrentar essa batalha — afirmou a coordenadora das UTIs do São Lucas, Tarissa Haack.