Bebês internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) protagonizarão uma bonita iniciativa para celebrar a Páscoa neste domingo (5). Os pequenos pacientes, em tratamento nas unidades de internação e de terapia intensiva neonatal, serão fantasiados de coelhinhos, recebendo toucas com orelhas e também pompons de lã imitando o rabo do animal que é símbolo da data.
A mobilização é do grupo Huma (inspirado no verbo “humanizar”) Neo, que promove ações especiais em datas comemorativas. Os profissionais de saúde aproveitaram doações de toucas e sapatinhos tricotados por voluntárias e incrementaram esses itens com motivos pascais.
Profissionais da enfermagem também participarão da surpresa para as famílias, usando tiaras com orelhinhas. A ação está prevista para ter início bem cedo, para que pais e mães que chegarem para a visita, a partir das 7h30min, já possam encontrar os filhos com o traje bem diferente.
A área neonatal cuida de prematuros, nascidos a termo (no tempo certo) que tenham alguma doença ou com malformações.
Giordana de Cássia Pinheiro da Motta, enfermeira-chefe da Unidade de Internação Neonatal do HCPA, destaca que muitas famílias enfrentam o desgastante desafio de acompanhar longas internações – algumas se estendem por meses.
— Sabemos como isso é impactante, então trazemos esse momento de felicidade que vai proporcionar muitas lembranças depois. Isso vai ficar. Daqui a alguns anos, quando os pais estiverem revendo os álbuns de fotos, verão um momento feliz como este — comenta Giordana. — Para nós, como equipe, é muito gratificante ver como eles ficam emocionados e agradecidos com esses pequenos gestos — complementa.
Os coelhinhos em miniatura participaram de uma sessão de fotos preparatória para o grande dia, realizada na última quinta-feira (1º) — as imagens do “ensaio” ilustram esta reportagem.