A obra de ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, segue em andamento durante a pandemia, mas a remoção de famílias que vivem nas proximidades pode atrasar a entrega do projeto, afirma a empresa Fraport, responsável pela administração do terminal.
Pelo cronograma de concessão, a extensão da estrutura deveria ser concluída até dezembro de 2021. A obra é considerada essencial para que o aeroporto consiga abrigar pousos e decolagens de aviões de maior porte.
"O prazo que consta no contrato de concessão é dezembro de 2021. No entanto, não podemos garantir que ele seja cumprido, em razão do atraso da desocupação da Vila Nazaré devido à pandemia", relata a Fraport em nota.
O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) atua desde junho de 2019 no processo de remoção de famílias que moram perto do aeroporto. Segundo o órgão da prefeitura, 300 seguem na Vila Nazaré e precisam ser realocadas.
O Demhab evita projetar prazo para conclusão dos reassentamentos, já que parte das famílias ainda estaria decidindo se aceita ou não a proposta de mudança. Em caso de resistência, o tema deve ser analisado pela Justiça.
Até o momento, mil famílias foram realocadas. Do total, 364 passaram a viver no condomínio Senhor do Bom Fim, no Sarandi. Outras 636 foram para o Irmãos Maristas, no Rubem Berta. As 300 restantes iriam para o segundo endereço, diz o Demhab. O órgão acrescenta que as mudanças vêm sendo feitas "diariamente", mas "em menor número" e com "ações para prevenção" ao coronavírus.
Em razão do problema sanitário, o Ministério Público Federal (MPF) chegou a pedir a suspensão das remoções. A solicitação, entretanto, foi negada pela Justiça.
— Pedimos que as remoções fossem suspensas devido à questão sanitária, exceto para os moradores que quisessem fazer a mudança — relata Ana Paula Carvalho de Medeiros, procuradora regional dos Direitos do Cidadão substituta. — Seguimos acompanhando o caso. O que buscamos é que as famílias sejam ouvidas — completa.
Segundo o acordo de concessão, a pista do aeroporto deve ser estendida em 920 metros, para chegar a 3,2 quilômetros. A ampliação favoreceria o transporte de mercadorias, já que aviões com maior capacidade de carga poderiam utilizar o Salgado Filho.
"Finalizamos a etapa de fundações da ampliação dos 920 metros da pista. Os próximos passos compreendem a terraplanagem, aplicações das camadas de base e pavimento asfáltico, finalização das bacias de detenção, instalação elétrica para sinalização e a RESA (área de segurança — que fica na região da Vila Nazaré)", afirma a Fraport.
A concessionária venceu o processo de licitação do aeroporto gaúcho em 2017. No início do ano seguinte, passou a administrá-lo. De lá para cá, promoveu uma série de obras no local — o pacote inclui melhorias no terminal de passageiros e prédio de estacionamento. O contrato de concessão é válido por 25 anos. O investimento previsto era de R$ 1,8 bilhão.
O que surpreendeu a Fraport foi a chegada do coronavírus. Desde o início da pandemia, a aviação é um dos setores mais prejudicados pela crise, com tombo no número de voos. Recente reportagem de GaúchaZH mostrou que o número de passageiros no Salgado Filho despencou 95,3% em abril, na comparação com o mesmo período de 2019. No quarto mês do ano passado, 633.537 pessoas chegaram ou saíram do terminal, enquanto que, em igual intervalo de 2020, apenas 29.150 passaram pelo embarque ou desembarque.