A partir do próximo dia 25, a prefeitura de Porto Alegre começa a assinar os contratos para transferência de mais 320 famílias da Vila Nazaré para o condomínio Irmãos Maristas. As mudanças são importantes para a continuidade das obras de ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho.
De acordo com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab), as assinaturas irão ocorrer individualmente a fim de evitar aglomerações. As mudanças deverão começar nos primeiros dias de junho. Durante a pandemia de coronavírus, serão realizadas quatro por dia.
Cumprindo esse cronograma, o processo será concluído somente na metade de agosto. Se a situação atual melhorar, a prefeitura poderá ampliar para dez a quantidade de mudanças em um único dia.
Mesmo concluindo essa nova transferência, ainda restarão 126 famílias na Vila Nazaré. Este grupo tem se mostrado resistente ao deixar a região. Alguns já estão aceitando a ideia de também se mudarem. Os casos que não forem concluídos serão encaminhados para a Justiça.
Até agora, 364 foram transferidas para o loteamento Senhor do Bom fim e outras 490 famílias já moram no conjunto habitacional Irmãos Maristas.
Por meio de sua assessoria, a Fraport segue afirmando, mesmo com mais essa postergação, que "está trabalhando junto à prefeitura para que o prazo seja cumprido". A previsão é que a obra seja finalizada até o fim do ano que vem. Ao longo do ano passado, a empresa alemã informou que, para cumprir o prazo, precisaria receber toda a área da ampliação da pista até dezembro de 2019.
A nova pista passará dos atuais 2.280 metros para 3.200 metros. Até agora, já foi possível concluir os trabalhos de fundações, estaqueamento e construção do sistema de drenagem para atender a ampliação. Os serviços estão focados agora na terraplenagem do terreno.