Uma novidade que facilita a vida dos praticantes de esporte em Santa Maria já está em funcionamento. O aplicativo A Minha Quadra, que permite o agendamento de horários em quadras esportivas da cidade, tem nove parceiros. Atuando desde agosto, o app já foi usado para marcação de mais de 400 horas.
Conforme Francisco Galarreta, CEO do A Minha Quadra, a ideia surgiu da vontade dele de criar um aplicativo. Ele trabalhava em um app, para agendamentos de consultas, mas ele ainda não se consolidou na cidade:
— É um sistema que funciona bem já nas cidades do sul do Estado, mas por aqui não pegou. Eu entendi que a função de agendar serviços era boa, só precisava descobrir o que seria importante para os usuários de Santa Maria marcarem, sem precisar telefonar ou ir até o local, por exemplo.
Entre os parceiros, há quadras de vôlei, futsal, futebol, basquete e handebol. Por enquanto, o sistema está limitado. Apenas usuários do Android podem fazer o download. Porém, também há um site do sistema, que tem as mesmas funções do aplicativo. Até agora são 80 usuários de quadras que já se cadastraram — no app ou no site — e agendaram os horário.
— Mas se a gente for pensar, uma pessoa agenda a quadra para os amigos, que são dois times, então cada um desses pode representar até mais de 20 pessoas, e aí a gente vê como o aplicativo está chegando longe —, acrescentou Galarreta.
Como o número de quadras ainda é pequeno, os próprios sócios do aplicativo estão explicando para cada dono de quadra como funciona o sistema. Quando o empresário se interessa em usar da tecnologia, eles mesmos se encontram com o interessado para ensinar a usar o aplicativo. E o acompanhamento é contínuo. A cada marcação no app, os desenvolvedores entram em contato com o dono de quadra, para confirmar que ele viu e marcou o horário.
A proposta para os donos de quadra é a seguinte: eles entram no sistema, ficam no “leque de possibilidades” de quem quer agendar o horário e não conhecia a quadra, por exemplo, e em contrapartida, 10% do valor do horário é revertido para o app. Galarreta afirma que, antes de qualquer coisa, telefona diversas vezes para os donos de quadra, sondando os valores, para já saber do preço quando for fechado o negócio. O objetivo disso, segundo ele, é que o preço não seja diferente entre o telefone e o aplicativo.
Por enquanto, o aplicativo ainda não traz lucro para os criadores. Isso porque esses 10% arrecadados estão sendo revertidos para os clientes. Em alguns casos, são entregues brindes para os times, como squeezes de água. Em outros, o cliente ganha uma hora de jogo, conforme o número de agendamentos feitos. Além disso, eles também fazem torneios – que valem medalhas, agendamentos gratuitos de quadras e outros benefícios.
— Estamos usando o dinheiro para divulgar o próprio aplicativo. Por isso os brindes e outras ideias diferentes. Nós pensamos grande, queremos chegar em todo o Brasil —, destacou o CEO do aplicativo.
Para os clientes, os próximos passos são liberar o download para usuários de IOS e aumentar o número de quadras. Já para os parceiros, o grupo pretende desenvolver levantamentos no próprio app sobre como estão os agendamentos, e também permitir que os donos de quadra incluam as marcações feitas fora do app, para que, com o tempo, seja abandonado o sistema de marcações em papel.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (1°) :