Santa Maria conta com um salão de beleza focado no atendimento personalizado para tratamento cacheado. Há três anos, o Encrespando atende clientes com o objetivo de aumentar as possibilidades de cuidados com cabelo, para além do alisamento químico.
Conforme Shana Santos, idealizadora do projeto, a necessidade dela em se reconhecer com o próprio cabelo foi o que motivou a busca pelo aprendizado:
— Eu já venho de uma família de cabeleireiros, no Recife, que tratam de alisar o cabelo afro. Mas depois de muito tempo eu já não tinha mais a identidade com aquele cabelo liso. Então, fui atrás de entender a estrutura do meu cabelo e, depois que eu aprendi, passei a prestar esse serviço para quem mais quisesse.
Assim como fez no próprio cabelo, Shana realiza o tratamento das clientes de forma personalizada. É feita uma avaliação, criado um "mapa do cabelo" – que serve para entender como é a estrutura capilar e cada uma das características — e, depois, o diagnóstico do que é preciso fazer para retomar a curvatura do cabelo, e de como se dará o tratamento para manter os fios bonitos sem apelar para os produtos químicos.
E a demanda não é pequena. Sendo a única especialista no salão, Shana chega a atender até sete clientes por dia, trabalhando de segunda a sábado.
— No começo, eu pensei que até poderia ter alguma resistência das clientes da região, mas muita gente vem, gosta e indica para amigas. Nós já tivemos clientes que vieram de Porto Alegre, Uruguaiana, Santa Catarina e até do Rio de Janeiro.
Hoje, Shana é especialista em tratamento de cachos e já pode, inclusive, formar novas profissionais. A expectativa dela é ensinar auxiliares e, assim, expandir os atendimentos.
O assunto foi tema do Santa Maria de Negócios deste domingo (24). Confira, abaixo, a íntegra do programa: