Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) aponta que o número de inadimplentes no Rio Grande do Sul chega a 30,3%, o que equivale a aproximadamente 2,6 milhões de pessoas. É a maior taxa, dentro dos estados da região Sul. E em Santa Maria, os números são ainda mais expressivos: são mais de 93 mil pessoas em dívida, o que representa 33,2% do número de habitantes da cidade.
Conforme o coordenador da CDL Porto Alegre, Alcides Debus, por mais que a quantidade de clientes em débito seja grande, o valor das dívidas normalmente é baixo. Com isso, iniciativas de renegociação são oportunidades para que os consumidores consigam quitar suas dívidas.
— A maioria das pessoas fica negativada por valores pequenos, às vezes por esquecer de pagar uma conta ou não saberem que atrasaram alguma parcela. Mas algumas oportunidades como as feiras de renegociação, ou o ingresso dos valores do saque imediato do FGTS ou do 13°salário, já fazem com que muitos dos compradores consigam reabilitar seu crédito.
Mesmo que o objetivo seja beneficiar quem compra, os feirões de renegociação também auxiliam os lojistas. Isso porque, conforme Debus, após quitarem suas dívidas, os clientes voltam a comprar, aquecendo o mercado.
— Ganha o cliente que paga a dívida, a instituição que receberá o valor, e também todo o comércio porque voltará a ter um comprador em potencial. Aí, também ganham município, estado e união com a arrecadação dos impostos e todo o mercado, que volta a girar.
Uma dessas oportunidades é o Super Feirão Zero Dívida, iniciativa da CDL Porto Alegre em parceria com CDLs de todo o Estado. São mais de mil empresas participando, em cinquenta cidades. Na Região Central, participam, além de Santa Maria, Santiago, Cachoeira do Sul e Rosário do Sul.
Todas as informações estão no site da ação. O feirão segue até 8 de novembro. Interessados devem levar identidade e CPF até a sede da CDL de sua cidade para fazer a consulta no banco de dados. Após isso, será gerado um voucher para que a pessoa vá até a instituição onde tem débitos e faça a negociação.
O assunto foi tema do Santa Maria de Negócios deste domingo (3). Confira, abaixo, a íntegra do programa: