Um desafio em Santa Maria, na Região Central, propõe que jovens empreendedores desenvolvam soluções criativas para que pequenas e médias empresas varejistas locais possam ganhar mercado frente a concorrência de grandes redes e plataformas digitais. O setor é responsável por 75% do PIB de Santa Maria. O assunto foi o tema do Santa Maria de Negócios deste domingo (11).
O Desafio do Varejo, como é chamado, vai ser realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitec) da UFSM e pela i9 Liga de Empreendedorismo. As inscrições seguem até o dia 16 de agosto e podem ser feitas no site da Agitec. As três melhores soluções, que serão avaliadas por uma banca de especialistas, serão premiadas: R$ 2 mil para o primeiro lugar,R$ 1 mil para o segundo e R$ 500 para o terceiro.
Na prática, os grupos precisam desenvolver soluções para problemas reais enfrentados por empresas de Santa Maria. Em eventos semelhantes, ideias já foram colocadas em prática, com o grupo que desenvolveu a solução, sendo contratado para desenvolver a solução.
– A ideia é justamente essa, buscar soluções que sejam aplicadas. Existem critérios na seleção final e, entre eles, estão a aplicabilidade e a viabilidade econômica. Portanto, são coisas que tenham soluções práticas. Em outras edições, grupos que ganharam foram contratados pela empresa que propôs o problema – explica Jeanne Mainardi, da equipe de gestão da Agitec.
O Desafio do Varejo vai acontecer no dia 28 de agosto, durante a convenção da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria./
Ouça a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo: