Dois anos e meio depois do início das atividades, os primeiros alunos da Faculdade do Varejo de Santa Maria conclui a graduação neste semestre. Oficialmente, o curso tem o nome de Tecnologia em Gestão Comercial e é oferecido pela Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma).
A graduação nasceu de uma necessidade apontada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria em qualificar o setor varejista, que é responsável por 75% do PIB da cidade. O assunto foi tema do Santa Maria de Negócios deste domingo (21).
– Um verdadeiro desafio da CDL. Foi identificada a necessidade de qualificar o varejo em Santa Maria e região. Fomos procurados para esse desafio e a Fisma aceitou criar um curso que formasse e qualificasse os gestores comerciais na região – relata o coordenador do curso, Fabrício Coutinho Kubaski
Com 16 professores, um dos focos do curso é a relação com o mercado de trabalho. Fabrício ressalta a importância de os alunos já estarem habituados com o mercado para o desenvolvimento profissional depois da graduação.
– Existe uma relação muito forte com as empresas. Algumas disciplinas são pensadas para isso. Claro que seguimos a grade curricular estabelecida pelo Ministério da Educação, mas nós podemos sim direcionar o conteúdo dessas disciplinas para a demanda local – explica o coordenador.
Ouça a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo: