Localizado em uma cidade que atrai jovens de todas as partes do Estado, o Colégio Riachuelo, em Santa Maria, completa 35 anos figurando entre as principais escolas do sul do país. Em 2017, o grupo conseguiu a maior nota entre os colégios privados dos três estados do sul do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Porém, a história do Grupo Riachuelo começa um pouco antes. Na década de 1960, o grupo iniciou as atividades como um supletivo – depois virou um cursinho pré-vestibular. À época, era liderado por Luiz Carlos Falkembach, médico e professor de química do cursinho. Hoje, o grupo, que engloba cerca de 1,5 mil alunos matriculados e 100 funcionários, é liderado pela segunda geração de pessoas da mesma família.
— A gestão de uma empresa familiar tem os mesmos desafios de uma empresa que não é familiar. Evidentemente, a gente precisa promover alguns alinhamentos. Mas, de forma geral, os resultados que buscamos são os mesmos — ressalta o diretor executivo do grupo Riachuelo, Christian Falkembach.
Comemorando 35 anos, o Colégio Riachuelo funciona em duas unidades em Santa Maria: uma no bairro Camobi e outra no Centro. Um dos diferenciais da escola, segundo Falkembach, é conseguir mensurar o resultado dos alunos por meio de um projeto pedagógico diferenciado. Para o futuro, o colégio prepara adequações arquitetônicas na sede localizada no bairro Camobi.
— Nós estamos montando um projeto arquitetônico que vai revitalizar e reformar todos os ambientes de nossa unidade em Camobi. Vamos ter salas de aulas pensadas para casa nível: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio — afirma.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (23):