Por estar situada em uma região estratégica, no centro do Estado, Santa Maria se destaca pela facilidade na distribuição de mercadorias para outras cidades do Rio Grande do Sul. Cortada pelas BRs 158, 287 e 392, mais de 100 empresas de transporte e logística estão instaladas na cidade. Juntas, empregam cerca de 1,1 mil pessoas. O assunto foi tema do Santa Maria de Negócios deste domingo (16).
— As empresas buscam a nossa cidade para se estabelecer. Seja com a terceirização, ou fazendo parceiras com empresas daqui para fazer essas entregas, pois estamos no centro do Estado – destacou Paulo Rogério Brondani, presidente do sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística de Santa Maria.
Mesmo estando em uma localização considerada favorável, as empresas do setor em Santa Maria enfrentam dois grandes problemas, aponta Brondani: a situação precária das estradas e o preço dos combustíveis – que representa quase 30% do valor do transporte. O presidente do sindicato destaca ainda que os problemas, inclusive, se estendem a estradas com pedágios:
— Tu tens que colocar tudo na soma do serviço. Na semana passada, fui a Caxias e peguei quatro pedágios. Entre ida e volta, paguei R$ 56, mas a estrada estava sem condições. Isso, no mundo em que vivemos hoje, não é mais concebível.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (16):