A RBS apresentou no último ano um crescimento de 59% no lucro líquido de seus principais negócios de mídia (RBS Participações, Zero Hora e Rádio Gaúcha), comparado ao período anterior. O resultado nessas três áreas saiu de R$ 46,7 milhões (descontado o resultado não recorrente da venda das operações de Santa Catarina na RBS Participações) em 2017 para R$ 74,3 milhões em 2018. O último lote de balanços do grupo foi publicado na sexta-feira (19).
A dívida líquida da empresa é próxima de zero. O Grupo RBS e suas afiliadas fecharam 2018 com um ebitda (sigla em inglês para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização que indica geração de caixa) de R$ 152 milhões. A margem ebitda (indicador de rentabilidade, resultado da divisão da receita pelo resultado) foi de 22,1%. Além disso, foram distribuídos R$ 35 milhões em resultados para os colaboradores (2,4 salários, pagos em março deste ano), uma crença da companhia.
O CEO da RBS, Claudio Toigo Filho, atribui o bom desempenho ao processo de transformação em curso na empresa, cujo foco é adaptar toda a operação ao novo cenário da indústria, mantendo-se como referência em comunicação, tanto para a sociedade quanto para as marcas que desejam se conectar com os gaúchos:
– Foi um ano de muitos desafios, mas estamos solidificando na RBS uma cultura cada vez mais adaptada a evolução constante, focada em simplicidade e no nosso core business (parte central do negócio) e orientada a resultados sustentáveis, olhando para o futuro e antecipando ciclos, algo que sempre esteve no nosso DNA.
Novos processos de desenvolvimento de produto com visão de fora para dentro, área de mercado consultiva, focada em entender com profundidade o desafio dos clientes e a contribuir, com comunicação, para que atinjam seus objetivos, e um processo de gestão cuja busca permanente é gerar valor para público e clientes têm feito a RBS se diferenciar. A solidez financeira permite à empresa seguir investindo, mirando o futuro.
Foi um ano de muitos desafios, mas estamos solidificando na RBS uma cultura cada vez mais adaptada a evolução constante, focada em simplicidade e no nosso core business e orientada a resultados sustentáveis, olhando para o futuro e antecipando ciclos, algo que sempre esteve no nosso DNA.
CLAUDIO TOIGO FILHO
CEO DO GRUPO RBS
Os índices de audiência demonstram outro objetivo da empresa: manter sua relevância e a conexão com os gaúchos. Em março deste ano, a Gaúcha alcançou a marca de quatro anos na liderança no rádio – feito inédito entre emissoras de notícias no Brasil – e pôde comemorar o fato de alcançar a cada mês mais de 1 milhão de pessoas na Grande Porto Alegre, sem considerar suas mais de cem afiliadas no interior do Rio Grande do Sul e em outros Estados. No que se refere a jornais, destaque para a carteira digital: em relação ao ano anterior, houve um crescimento de 43%. Apenas em março, GaúchaZH registrou 83,7 milhões de visualizações nas páginas do site e dos aplicativos GZH, Colorado e Tricolor, alcançando a marca de 18,4 milhões de usuários, o maior número desde a criação da plataforma, em setembro de 2017.
A transmissão do Gre-Nal da última quarta-feira (17) na RBS TV registrou média de audiência de 52,08 pontos na Grande Porto Alegre, o que significa que cinco entre 10 domicílios estavam sintonizados na emissora. A audiência é a maior dos últimos 12 anos.
– Não acredito que exista uma única forma para uma transformação bem-sucedida. Acredito em encontrar um jeito particular, baseado em crenças de gestão, que se conecte com a essência da empresa e engaje as pessoas, pois são elas que fazem a mudança acontecer com consistência. Felizmente temos um time singular, alinhado a nosso propósito, talentoso e altamente qualificado. É um diferencial que nos orgulha – destaca Toigo, que iniciou sua carreira na RBS como trainee e já esteve na liderança de diferentes negócios da empresa antes de se tornar CEO.
Para Toigo, a transformação é um processo de evolução constante e não um projeto:
– Trabalhamos para uma RBS cada vez mais atenta às demandas dos nossos consumidores e clientes, atuando com foco no nosso core, simplicidade e colaboração. Uma empresa feita por pessoas, que celebra suas conquistas, aprende com seus erros e se transforma com naturalidade.