GaúchaZH foi protagonista em dois eventos na Europa como exemplo de estratégia bem-sucedida de assinaturas digitais entre os grandes veículos de mídia do mundo. Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, ministrou palestras sobre o tema para compartilhar os aprendizados que levaram GZH a números quase impensáveis para veículos brasileiros: crescimento de 69% na carteira digital desde o lançamento, superando os 96 mil assinantes.
Nesta segunda, dia 1º de abril, falou no Digital Media Europe 2019, em Viena, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (Wan-Ifra), sobre conteúdos e dados que impulsionam o engajamento e a retenção de assinantes. A conferência destaca que escolheu "figuras de proa e principais tomadores de decisão de veículos internacionais" para o evento.
— O futuro do jornalismo local, no Rio Grande do Sul e no mundo, passará por uma migração importante para assinaturas digitais. O hábito de todos os públicos está mudando e consumir notícias especialmente pelo celular será uma realidade. O RS já está na frente de muitos países — destaca Andiara.
No dia 21 de março, Andiara já havia comandado o painel "Reorientando a empresa para aumentar as assinaturas digitais" no Media Subscriptions Week 2.0, da International News Media Association (INMA), em Estocolmo. A organização internacional levou ao evento "as últimas pesquisas, estudos de caso e conselhos práticos sobre como obter sucesso na receita de assinaturas".
Desde o lançamento, em setembro de 2017, GaúchaZH já produziu 33 programas inéditos e recentemente estreou quatro novos podcasts, apostando no crescimento do consumo de programas em áudio no Brasil. De olho na inovação, também criou dois boletins diários exclusivos para Google Home e Google Assistant. Em 2018, teve projetos premiados a nível internacional, como o INMA Global Awards e o Latam Digital Media Awards com o aplicativo Pelas Ruas.
Em 2019, GZH terá como foco a aceleração e o crescimento do negócio digital, partindo das necessidades de usuários e assinantes. Para atender a este objetivo, as principais entregas planejadas para o ano estão relacionadas a produtos e serviços que trarão mais agilidade e facilidade, como um novo aplicativo de GZH e um sistema de autoatendimento.
— A partir do mapeamento de experiência, queremos considerar as preferências do usuário e entregar um produto mais adequado aos desejos dele. Vamos estar ainda mais perto do nosso público neste ano para que esta construção seja contínua — afirma Camila Leães, gerente executiva de Desenvolvimento Digital do Grupo RBS.
Precursores em assinaturas digitais
Além das palestras, Andiara também reuniu-se com os principais veículos escandinavos, precursores em assinaturas digitais no mundo. As visitas tiveram como objetivo mapear as novidades dos negócios e redações digitais na Noruega, Suécia e Finlândia, a fim de trazer exemplos para aplicar em GaúchaZH.
— Os escandinavos estão muito avançados nas assinaturas digitais e cerca de 30% das pessoas pagam por jornalismo local digital. A Noruega tem metade do tamanho do Rio Grande do Sul e a Suécia é do mesmo tamanho. São realidades econômicas diferentes, mas com aspectos culturais muito semelhantes aos nossos: as pessoas entendem o quanto o jornalismo é importante para uma sociedade melhor. E assinatura digital é o modelo de negócio do futuro — avalia Andiara.
Entre as empresas visitadas está o grupo Schibsted, responsável pelo Aftonbladet, um dos primeiros meios de comunicação do mundo a cobrar por conteúdo digital e que conta com uma base estável de 250 mil assinantes. Andiara ainda conhecerá a Amedia, maior grupo de mídia local da Noruega e que apresenta o maior crescimento de clientes de todos os jornais noruegueses mesmo sendo um veículo regional.