Com o objetivo de perseguir seu propósito — conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor —, a RBS lançou uma campanha com conteúdos em todos os veículos do grupo focada em dar visibilidade a assuntos relevantes para a sociedade e ao mesmo tempo apoiar iniciativas capazes de fazer a diferença. Trata-se da divulgação dos resultados das ações e projetos de impacto social realizados em 2018 tanto pelas marcas da RBS quanto pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS).
O volume consolidado no ano passado em recursos para as iniciativas alcançou R$ 33,4 milhões — valor equivalente à veiculação gratuita de campanhas somada a repasses via lei de incentivo e doações de colaboradores. Outra frente envolveu mobilização social e ações editoriais do jornalismo.
— O propósito do Grupo RBS é, por meio da comunicação, do jornalismo e do entretenimento, tornar a vida dos gaúchos melhor. Fazemos isso todos os dias, com todos os nossos produtos, na atividade principal deles. Por meio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, podemos ampliar essa atuação. A Fundação é um ponto de contato específico para conversar com entidades que precisam de apoio para comunicar seus propósitos. Fazer a ponte dessas entidades com as pessoas que querem ajudar é um papel relevante e sentimos orgulho por poder fazer isso — destaca o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.
Treze projetos colocados em prática em 2018 fizeram a diferença no cotidiano de organizações não governamentais que atendem crianças e adultos, escolas e estudantes da rede pública, além de reflexos no dia a dia da população da Capital e do Interior. Editais públicos foram abertos e selecionaram projetos de cultura e esporte. Com o incentivo da FMSS e do Grupo RBS, colaboradores chegaram a destinar mais de R$ 154 mil aos Fundos da Criança e do Adolescente de seus municípios.
Iniciativas editoriais garantiram outro pilar de impacto social, confirmando a capacidade do jornalismo em promover causas e iniciativas positivas para a sociedade gaúcha.
Apoio em ano de mudança
Uma das instituições mais reconhecidas na Capital e no Estado, a Casa do Menino Jesus de Praga foi uma das contempladas em 2018 com doação de mídia. O ano passado foi histórico para a entidade, que deixou o antigo prédio, com mais de 34 anos de história, e se mudou para uma nova estrutura, projetada especialmente de acordo com suas necessidades: atender integralmente crianças com lesão cerebral associada à paralisia motora em caráter permanente.
O novo endereço, na Rua Nelson Zang, no bairro Intercap, em Porto Alegre, tem 34 acolhidos com cuidados 24 horas por dia. Questionado sobre a importância da parceria, o membro do conselho de administração e diretor da Área de Mobilização de Recursos da Casa, Viturugo Reinaldi de Miranda, volta no tempo antes mesmo de 2018:
— Foi fundamental para a Casa do Menino Jesus de Praga o apoio da Fundação e da RBS. E isso já antes de 2018, falo desde 2014. Essa divulgação que tivemos nos veículos, ao longo dos anos, nos ajudou a espalhar o nome da instituição.
Olha, acho que éramos conhecidos por 15% da população, se tanto. Mas hoje sinto que mais de 50% sabem quem somos e o que fazemos. A divulgação do nome e da missão da Casa em 2018 em rádio, TV e jornal integrou uma estratégia que vem ainda mais forte neste ano. Com a meta de ampliar a capacidade de receber crianças e adolescentes, propagar a importância da Casa é chave para captar voluntários qualificados que ajudem a garantir estrutura para mais abrigados.
Hoje, a instituição conta com 70 funcionários e 106 voluntários ativos.
— Garantir nossa atividade, hoje e no futuro, passa por essa divulgação do nosso trabalho. Precisamos de recursos, buscar fontes que nos garantam sustentação nos próximos cinco anos. E há empresas ou entidades dispostas a ajudar. Temos, hoje, uma médica e dois fisioterapeutas pagos por uma instituição que assumiu esse compromisso por três anos, por exemplo — conta Miranda.
13 projetos colocados em prática
Doação de Mídia
O Grupo RBS, via FMSS, cede, gratuitamente, espaços em seus veículos para divulgar projetos e causas de interesse social.
- Entidades beneficiadas: 152
- Inserções: 34.904 (TV, rádio e jornal), equivalentes a R$ 33 milhões
Prêmio RBS de Educação
Projeto de reconhecimento e valorização de educadores que incentivam a leitura em escolas públicas e privadas no Estado.
- Cidades envolvidas: 133
- Projetos enviados: 355
- Alunos do curso online: 765
- Número de finalistas: 20
- Premiação: R$ 40 mil
- Votos populares: 104 mil
Funcriança
Anualmente, a FMSS e o Grupo RBS incentivam seus colaboradores a destinar parte do Imposto de Renda devido aos Fundos da Criança de seus municípios. A fundação faz os trâmites legais, inclusive o pagamento antecipado para a instituição.
- Colaboradores envolvidos: 52
- ONGs beneficiadas: 12
- Total destinado: R$ 154.730
Editais
Desde 2016, o Grupo RBS e a FMSS abrem edital público para selecionar projetos que promovam transformações positivas na sociedade. São selecionados ações e instituições que receberão patrocínio via leis de incentivo (do Esporte, Rouanet e Funcriança Porto Alegre).
- ONGs selecionadas: 7
- Beneficiados: 833 crianças e adolescentes
- Total repassado: R$ 297 mil
Natal do Bem
Há três anos, a RBS TV e a FMSS realizam campanha de arrecadação de alimentos para o Banco de Alimentos do Estado.
- Arrecadação: 422 toneladas, o dobro do volume recolhido em 2017.
Pelas Ruas
Plataforma colaborativa em que usuários podem compartilhar e discutir problemas urbanos de Porto Alegre e da Região Metropolitana. A ideia é que o cidadão utilize o celular para apontar o que não está bom.
- Usuários da plataforma: 21.811
- Queixas postadas: 8.427
- Soluções relatadas: 1.131
Compartilhe RS
Programa da RBS TV com o objetivo de dar visibilidade a projetos e iniciativas que transformem a sociedade. Foco em ONGs, associações, coletivos e iniciativas da sociedade civil.
- Programas veiculados: 83
- Projetos divulgados: 166
Doação de Agasalhos
A Rádio Atlântida, em parceria com a Paquetá, promoveu doação de agasalhos.
- Foram 27 dias de arrecadação: 953 peças de vestuário, 135 calçados usados, 200 calçados novos da Paquetá.
Desafio Farroupilha Inclusivo
Em seu quinto ano, o projeto de danças gauchescas veio com a temática da inclusão. Inspirado na história da gaiteira cega Natalia Guastuci, o desafio incentivou o DTG Tropeiros do Ouro Negro a coreografar sua vida e executar a dança de olhos vendados. A experiência é o ponto de partida para a inclusão social no tradicionalismo.
- Foram cinco episódios do Jornal do Almoço sobre o tema. Houve o envio de vídeos de outros CTGs mostrando suas ações de inclusão e a realização de um Bailão na Inclusão no CTG Pousada da Figueira, em Porto Alegre.
Fronteiras da Educação
É o módulo educacional gratuito do Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre e São Paulo, idealizado para servir como espaço de diálogo entre alunos e professores.
- Escolas envolvidas: 36
- Alunos participantes: 1.895
- Fascículos distribuídos: 4.700
Mapa de Boas Práticas
Curadoria e divulgação das melhores ações educacionais formais e não formais do Estado. O objetivo é multiplicar as boas práticas, compartilhar conhecimento e construir redes.
- Projetos divulgados: 22
Caras da Educação
Projeto que conta a história dos jovens que fazem a educação pública de Porto Alegre, dando fala a seus anseios e vontades para o futuro.
- Escolas visitadas: 4
- Jovens participantes: 24
3º Prêmio Donna Mulheres que Inspiram
Prêmio concedido a gaúchas empresárias, ativistas, acadêmicas e profissionais de diferentes áreas. Foram destacados 10 nomes, sendo três mulheres premiadas.
Vencedoras 2018:
- Doris Spohr
- Giane Vargas Escobar
- Madgéli Frantz Machado