Em meio a ondas de fake news e debates sobre o futuro da comunicação, o crescimento de GaúchaZH verificado em 2018 confirma as apostas no vigor do jornalismo profissional e de credibilidade. O número de assinantes digitais saltou 47% em apenas um ano e chegou a mais de 89 mil usuários com acesso a conteúdos exclusivos como reportagens especiais, transmissões ao vivo, programas em vídeo e muito mais. A integração das redações da Rádio Gaúcha e do jornal Zero Hora é apontada como uma das razões para o salto na quantidade de assinaturas e na qualidade do material oferecido.
Entre o final de 2017 e o de 2018, a carteira de assinantes de GaúchaZH passou de 61.053 para 89.716, em um ano marcado ainda pela quebra de diversos recordes de audiência. Somente no mês de outubro, sob o impulso da cobertura eleitoral, o site alcançou 15 milhões de usuários que geraram um total de 70 milhões de visualizações. O trabalho jornalístico durante as eleições, realizado de forma integrada por Gaúcha e ZH, ilustra a proposta de cativar leitores, ouvintes e espectadores por meio de conteúdo de excelência.
A cobertura trouxe transmissões ao vivo em áudio e vídeo, programas e reportagens especiais, além de contar com a chancela do Projeto Comprova, que reuniu jornalistas de 24 veículos de comunicação com foco em descobrir e investigar informações durante a campanha presidencial. Já a Copa do Mundo de futebol, outro evento acompanhado de perto por GaúchaZH, mobilizou duas dezenas de profissionais de comunicação, produção e operação que embarcaram para a Rússia.
A junção das redações permitiu também a oferta de uma grande quantidade de informações.
– Em 2018, publicamos 124 mil matérias produzidas por nós, sem contar material de agências. Isso é muito relevante em termos de produção de jornalismo local – afirma a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle (leia mais na entrevista abaixo).
Plano para aprimorar experiência no celular
As maiores fatias de audiência costumam vir das coberturas esportivas, incluindo a dupla Gre-Nal (que conta ainda com os aplicativos Colorado e Tricolor GaúchaZH), e do farto time de colunistas do site. Na galeria dos autores mais lidos, no Esporte estão nomes como os de Eduardo Gabardo e Pedro Ernesto Denardin. Na Política, Rosane de Oliveira, Carolina Bahia e Kelly Matos. Giane Guerra e Marta Sfredo abordam temas econômicos, enquanto David Coimbra e Tulio Milman costumam discorrer sobre assuntos variados, entre muitos outros nomes.
Todo o time de comunicadores e jornalistas levou a números expressivos de acessos ao longo de 2018. Nesse período, o site e o aplicativo GaúchaZH contaram nada menos do que 649 milhões de visualizações, e o player da Rádio Gaúcha foi clicado 135 milhões de vezes no site ou nos aplicativos GaúchaZH, Colorado e Tricolor. Andiara revela que, para 2019, um dos principais desafios será melhorar a experiência digital dos usuários – que em sua maioria já acessam o conteúdo por meio do celular – trazendo mais rapidez e facilidade de navegação ao universo crescente de assinantes.
"Qualidade do conteúdo é o que mais importa"
A vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, afirma que o crescimento de GaúchaZH se baseia em um tripé que combina qualidade de produto, experiência digital e processo de venda e atendimento facilitado. Confira trechos da entrevista.
GaúchaZH registrou crescimento de quase 50% no número de assinantes digitais apenas em 2018. A que a senhora atribui essa evolução?
Fizemos um trabalho muito importante com a junção de Rádio Gaúcha e ZH, o que trouxe uma força absolutamente imbatível para esse produto digital. As pessoas só vão pagar por conteúdo se ele tiver valor. Não é questão de preço, mas de valor. Conseguimos, com a junção, ter o dream team do jornalismo no Estado. Então atribuo o crescimento ao produto que construímos, que tem valor para o público final, e à experiência digital, na qual ainda temos espaço para crescer. A maior parte do nosso crescimento foi no mobile (celular). Os pushes (alertas de notícia), o carregamento rápido das matérias, vídeos, transmissões ao vivo, tudo isso entregou experiência muito melhor do que a tradicional.
A senhora disse que há espaço para crescer. Devem ser implantadas mais inovações logo?Sim. Nosso plano para 2019 é melhorar a experiência, especialmente nos produtos dedicados a esportes e à dupla Gre-Nal. Queremos mudar de patamar, ser mais fácil de acessar, mais rápido, oferecer experiência ainda mais integrada, desde o áudio da Gaúcha até as transmissões ao vivo em vídeo, passando por nosso conteúdo de texto e imagem. Estamos trabalhando com mapeamento de satisfação junto ao nosso público para alcançar isso. Também vamos focar para que a redação trabalhe de maneira ainda mais voltada ao que as pessoas têm de expectativa, sem perder a profundidade que já temos. Nosso objetivo é ser a grande fonte para os gaúchos sobre o RS e no RS. No longo prazo, queremos construir um negócio baseado na assinatura dos nossos leitores no meio digital.
Fala-se muito em mudanças, mas há princípios básicos que se fará questão de manter?
Sim, temos três preocupações principais. A qualidade de conteúdo do nosso jornalismo é o que mais importa. A segunda é a experiência do usuário. Hoje, a experiência que os leitores têm com Google, Facebook, Instagram é tão boa no sentido de rapidez, de qualidade técnica, que a régua é muito alta. Temos de oferecer experiência muito fácil e agradável. Não se pode ficar esperando mais de três segundos para carregar uma página, por exemplo. A terceira é que temos de ter processo de venda e atendimento muito facilitado.