A cotação do dólar teve uma trégua nesta segunda-feira (21) com a intervenção mais contundente do Banco Central (BC) para acalmar os ânimos no mercado de câmbio. Depois de seis altas consecutivas, a moeda americana encerrou a sessão com baixa de 1,35%, cotada a R$ 3,6890 na venda.
O mecanismo usado pelo BC para tentar controlar a recente desvalorização do real é chamado de swap cambial. A medida corresponde à negociação de contratos de dólares no mercado futuro.
— É basicamente isso que fez a cotação cair. Nos últimos dias, o dólar teve alta no mundo inteiro — frisa Valter Bianchi Filho, sócio-diretor da Fundamenta Investimentos.
O aumento na oferta de swap cambial foi anunciado pelo BC na sexta-feira (18 ), após a moeda americana encerrar a semana passada cotada a R$ 3,74. Com a medida, a instituição triplicou de 5 mil para 15 mil o número de contratos disponíveis no mercado.
A recente desvalorização do real em relação ao dólar é atribuída ao horizonte externo. A turbulência no cenário internacional ganhou força nos últimos dias com a possível alta no juro dos Estados Unidos em velocidade mais rápida do que a prevista inicialmente. Com isso, o mercado norte-americano se tornaria mais atraente a investimentos hoje aplicados em emergentes, onde os riscos são maiores.
Nesta segunda-feira, a bolsa de valores de São Paulo fechou no vermelho. O seu principal índice, o Ibovespa, teve queda de 1,52%, a 81.815 pontos.
A variação do indicador é calculada com base no desempenho das principais empresas no mercado financeiro. Quando se diz que houve alta de 1% em uma sessão, por exemplo, é porque o valor do Ibovespa em pontos também aumentou 1%.