Santa Maria é conhecida por ser uma cidade universitária, com grande fluxo de jovens que saem de suas cidades em diversas partes do Estado e vem morar no maior município do centro do Estado. Diante dessa característica, surge um mercado promissor: o de ensino privado.
A cidade tem, pelo menos, 20 cursos preparatórios. O mais antigo deles, que atua há pelo menos 30 anos na cidade, é o Grupo Riachuelo. Além de oferecer os cursos preparatórios para ingresso em universidades tem também colégio próprio com oferta de vagas nos ensinos Fundamental e Médio. A instituição tem um total de 109 professores, 176 funcionários e 1.800 alunos nas três unidades de ensino.
Entre as escolas privadas de Santa Maria, o grupo Riachuelo ocupa a primeira posição em levantamento feito pela Folha de S.Paulo que leva em conta os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Conforme Marcos Falkembach, sócio-diretor do grupo Riachuelo, levando em consideração apenas os estudantes matriculados nos cursinho preparatórios do Riachuelo, nos últimos dois anos, foram 285 aprovações em Medicina e mais de 1.450 nos demais cursos. Os números equivalem a aprovações na Universidade Federal de Santa Maria e também em outras instituições escolhidas pelos alunos.
O grupo Riachuelo, com vasta experiência em ensino, já está na segunda geração de pessoas da família que tocam os negócios. Segundo Falkembach, os valores para manter a empresa no setor por tanto tempo levam em conta dedicação e comprometimento.
Confira, abaixo, a íntegra do SM de Negócios: