A produção de cervejas artesanais tem crescido consideravelmente nos últimos anos. No Rio Grande do Sul, a comercialização triplicou de 2015 para 2017 - prova de que o setor deixou de ser aposta de nova forma de consumo para ganhar espaço também no mercado.
A cervejaria Maria Santa, de Santa Maria, é um exemplo claro dessa transição. A empresa iniciou as atividades em 2013 a partir do hobby de um grupo de amigos, pensando na produção para consumo. Mas, não demorou muito para os sócios perceberem o crescimento do mercado e transformarem a atividade em negócio. No início, os próprios amigos produziam a cerveja, cerca de 800 litros por mês, à época. Hoje, são sete mil litros produzidos da cerveja, que é comercializada em cerca de 100 pontos de venda na cidade.
Um dos sócios da Maria Santa Vinícius Roveda afirma que para chegar investir e chegar a esse ponto da produção foi necessário fazer testes, pesquisar as condições do mercado, conhecer outras empresas do ramo e também perceber a aceitação dos clientes.
A cervejaria, conta Roveda, foi a primeira artesanal de Santa Maria a ser registrada no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Processo que, segundo ele, foi acessível e tranquilo, se mostrando uma norma útil para fiscalizar e manter um padrão de qualidade no mercado de cervejas.
O foco da empresa - que produz sete tipos de cerveja - é atender Santa Maria e os municípios da Região Central. Mas, a cervejaria, também já fornece produtos para as regiões de Pelotas e Alegrete.
A sede da Maria Santa fica na BR 158 em Santa Maria, onde há, além da fábrica, um bar - que funciona nas sextas e sábados -, para que os clientes possam consumir e também aprender sobre a produção da cerveja artesanal.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (25):