Pensando em diversificar a produção e aumentar a lucratividade, a Chibito – empresa especializada em cortes especiais e embutidos de carne de cordeiro -, vem se firmando no mercado com a aposta na ovinocultura. A empresa familiar de São Martinho da Serra, na região Central, começou as atividades com a produção de gado de cria e de corte e com uma pequena produção de ovinos para consumo.
A partir de 2005, a Chibito resolveu investir mais na ovinocultura que, à época, vinha se mostrando promissora. Mudança que deu certo: hoje a empresa atende mais de 30 cidades do Rio Grande do Sul e tem de 200 a 250 clientes ativos. O assunto foi tema do Santa Maria de Negócios deste domingo (11).
Ao analisar a carência no mercado e a demanda crescente para cortes especiais e embutidos de carne de cordeiro, a empresa começou a trabalhar desde a produção dos ovinos até a venda dos cortes para o mercado consumidor. Isso foi possível através da criação de uma agroindústria familiar. De acordo com o diretor comercial da empresa, Roberson Barcelos, o desenvolvimento do setor é positivo, já que o consumidor está mais exigente e em busca de produtos de qualidade:
_ Quando a gente focou bem na expansão, de 2016 para 2017, foi um crescimento contra maré da crise, conseguindo dobrar o faturamento da empresa de um ano para o outro. É interessante ver, desde que começamos, como a cadeia da ovinocultura vem evoluindo, como surgiram novos compradores de ovinos. E essa ampliação tem ajudado a fomentar o mercado _, destacou.
Hoje a agroindústria, além de utilizar toda a produção de ovinos de corte da própria propriedade rural, também recorre ao mercado da região Central e Fronteira Oeste do Estado, através de produtores que fornecem os animais de acordo com as necessidades e padrões da empresa.
A produção é feita em São Martinho da Serra, mas há também uma unidade de distribuição em Santa Maria. Para o futuro, a intenção da empresa é ampliar a venda para mais cidades do estado.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo: