A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu nesta quinta-feira (11) a licença de instalação para a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. O documento autoriza a empresa Fraport, que atualmente administra o terminal, a realizar a ampliação da pista em 920 metros. A medida permitirá que o Salgado Filho receba aeronaves de maior porte. Na licença, a Fepam determina o monitoramento da fauna da região durante as obras e também o gerenciamento dos resíduos produzidos.
Para obter a licença, segundo a Fepam, a empresa alemã precisou apresentar o programa de desapropriação e reassentamento de famílias que residiam na Vila Dique. Além disso, a nova concessionária celebrou com o Estado termo de compromisso de compensação ambiental, cujo objetivo é aportar 0,6 % do total do valor investido no empreendimento em duas unidades de conservação: o Parque Estadual de Itapuã e o Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos.
GaúchaZH aguarda uma posição da Fraport para saber quais os próximos passos do projeto. A empresa já havia informado que pretendia concluir a ampliação da pista e outras reformas até 2021.