Uma placa instalada em um dos acessos ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, é a primeira marca visual da Fraport como nova administradora do principal terminal aeroportuário do Rio Grande do Sul. Colocada na manhã desta terça-feira (2), convida os passageiros a viverem uma nova experiência com a companhia alemã.
Vencedora de leilão realizado em março de 2017, a empresa deverá operar na Capital pelos próximos 25 anos, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais cinco. O Salgado Filho foi arrematado por R$ 382 milhões. Quatro meses depois, em julho, assinou o contrato de concessão com o governo federal. Segundo o acordo, o terminal ainda será administrado em parceria com a Infraero até o primeiro trimestre deste ano.
Em outubro, a nova administradora apresentou projeção de investimento inicial de R$ 600 milhões em obras. Conforme a diretora-executiva da empresa alemã no Brasil, Andreea Pal, a quantia será aplicada entre 2018 e 2021 em melhorias como a ampliação da pista. A estimativa da companhia é de que cerca de 90% dos recursos saiam de seus cofres nos dois primeiros anos. Com isso, a empresa espera 5% de crescimento anual na movimentação de passageiros, tanto em Porto Alegre, como em Fortaleza, onde as operações também se iniciaram nesta terça.
— Acreditamos no potencial de ambos os aeroportos, Porto Alegre e Fortaleza, e concentraremos nossos esforços em aumentar a atratividade deles por meio de melhorias contínuas em sua infraestrutura e processos operacionais — afirma Andreea.
Pelos termos do acordo de concessão, a empresa desenvolverá a infraestrutura nos aeroportos por meio do Programa de Investimentos Obrigatórios. Ambos receberão novos sistemas automáticos de gerenciamento de bagagens, de controle de segurança, novas pontes de embarque de aeronaves e instalação de wi-fi de alta velocidade. Projetos de remodelação nos terminais estão sendo preparados.