
As mudanças projetadas para a pista do Salgado Filho vão além da obra de ampliação, que busca atrair aviões maiores e mais pesados para Porto Alegre. Nova administradora do aeroporto, a Fraport também promete dar mais segurança a pousos e decolagens.
Para isso, prevê a reconstrução do sistema de drenagem. Não quer dizer que hoje a pista seja insegura, mas a remodelação trará benefícios, avalia a empresa alemã.
— Vamos estendê-la, aumentar a capacidade e a segurança — resumiu a diretora-executiva da Fraport no Brasil, Andreea Pal.
Entre 2018 e 2021, a companhia pretende investir R$ 600 milhões em obras no terminal gaúcho. Cerca de 90% da quantia deve ser injetada nos primeiros dois anos de concessão.
O maior desafio para a ampliação da pista é a remoção de famílias que vivem na Vila Nazaré, próxima ao Salgado Filho. O contrato de concessão do terminal é de 25 anos e pode ser renovado por mais cinco.