Pela sétima semana consecutiva, instituições financeiras e economistas consultados pelo relatório Focus reduziram a estimativa da inflação para 2017. De acordo com os analistas de mercado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá encerrar o ano em 4,04%, abaixo dos 4,06% da projeção anterior. A previsão se mantém dentro do centro da meta do Banco Central (BC) para o indicador, fixada em 4,5% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
O mercado também reduziu para 4,32% a previsão para o IPCA em 2018. Foi a terceira previsão de queda seguida. Há uma semana passada, a inflação era estimada em 4,39% para o final do próximo ano.
Leia mais
Média dos reajustes salariais fica acima da inflação em março
RS é o Estado com melhor saldo de empregos com carteira assinada em março
Demora para regulamentar free shops no Brasil gera frustração
Na quarta semana de abril, o mercado melhorou a expectativa para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, projetado com crescimento de 0,43%. Anteriormente, a atividade econômica brasileira era prevista em 0,4% para o ano.
Em relação a 2018, os analistas consultados pelo Focus mantiveram a previsão de crescimento do PIB em 2,5%. É a mesma projeção apresentada nas últimas quatro semanas.