Tradicional época de promoções nos Estados Unidos, e recentemente absorvida pelo comércio brasileiro, principalmente na internet, a Black Friday está marcada para o próximo dia 25 de novembro. É a chance de comprar aquele produto da lista de desejos – mas também de cair em armadilhas de descontos enganosos ou sites falsos, por exemplo.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a estimativa de faturamento para a data, neste ano, é de R$ 2,14 bilhões, alta de 18% em relação ao mesmo período de 2015. A expectativa é de que as lojas virtuais brasileiras recebam 7,63 milhões de pedidos, com valor médio de R$ 280. Ou seja: internautas brasileiros importaram sem nenhum constrangimento a ideia.
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Especialistas afirmam que, controlando-se o consumismo, pode ser uma boa ocasião para comprar eletroeletrônicos e itens para a casa a preços baixos. Uma pesquisa do Mercado Livre mostrou que a maior parte da população (64%) está disposta a pagar à vista caso encontre bons descontos na Black Friday, evitando dívidas. Trata-se de uma forma inteligente de antecipar o consumo sem criar dor de cabeça para os meses seguintes.
– O consumidor está mais consciente, entende a importância de comparar preços, e está se preparando para um possível pagamento à vista caso a promoção seja agressiva – diz Leandro Soares, um dos diretores do Mercado Livre.
Com inúmeras lojas do e-commerce oferecendo descontos, sites que comparam preços e permitem checar se as promoções são verdadeiras podem dar alguma salvaguarda aos compradores, como Econovia e Buscapé. Há bons serviços que alertam quando determinado produto bate no preço desejado, a exemplo do Baixou Agora.
Um dos riscos da Black Friday são os anúncios enganosos, quando se apresenta um suposto desconto que, na realidade, é o preço normal do item – o famoso "tudo pela metade do dobro". A recomendação é reforçar os cuidados: saber, desde já, o valor médio dos produtos que se busca, para julgar se as promoções são quentes, analisar a reputação das lojas e ter atenção redobrada com eventuais custos extras.
– Muitas vezes, o frete não está incluso no valor da compra, então é preciso ficar atento à essa cobrança. O vendedor é obrigado a deixar clara essa informação – sugere Quintiliano Andrade, gerente de desenvolvimento de sistemas da Soluti.