Com operações há 11 anos no Brasil e nove lojas no Estado, a multinacional espanhola de supermercados Dia pretende ingressar na Capital e acirrar ainda mais a concorrência no segmento. E a estratégia de expansão parece agressiva.
No final de semana, a rede Dia publicou anúncios buscando imóveis em Porto Alegre e Região Metropolitana com, no mínimo, 800 m² de área construída e estacionamento com pelo menos 35 vagas preferencialmente em supermercados já existentes.
No ano passado, a empresa, focada em estabelecimentos de vizinhança, se separou da marca Carrefour e decidiu ampliar a abrangência no Estado. Procurado, o representante da Dia não quis se manifestar.
Para a Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), a chegada da marca a Porto Alegre vai movimentar o setor de médios supermercados, que cresceu em torno de 15% em 2011. A entidade pretende acompanhar de perto os movimentos da rede europeia, mas prega iguais condições de competição.
_ O mercado está aberto, e quem tiver mais agilidade levará vantagem. As multinacionais vêm para disputar mercado, e os supermercados precisam atender às necessidades dos exigentes consumidores gaúchos _ avaliou o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
Uma das redes médios de supermercados que atua há pelo menos 10 anos, com 10 lojas na Capital e 52 no Estado, a Unisuper informou que vai se preparar para o possível aumento da concorrência.
_ Estamos atentos à movimentação e com os impactos que a chegada de uma empresa com maior poderio econômico pode provocar em empresas regionais como a nossa _ salienta o diretor comercial da Unisuper, Gerson Kaefer.
Confira o perfil da Rede Dia:
- Criada na Espanha, em 1979 _ Atua em Argentina, Brasil, China, França, Portugal e Turquia
- 6 mil lojas, sendo 450 no Brasil, onde chegou em 2001
- Cerca de 50 mil colaboradores
- Desde 2011 no Estado, com lojas em Alvorada, Campo Bom, Estância Velha, Esteio, Igrejinha, São Leopoldo, Taquara e duas em Novo Hamburgo