Já dá para dizer que a 47ª edição da Expointer, que começou neste sábado (24), é bem diferente das anteriores. Depois de quase ser cancelada pela enchente que tomou conta do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a feira ocorre com a marca da reconstrução e da resiliência do Estado.
E a celebração da força do povo gaúcho é também demonstrada nos palcos, que receberam o primeiro show nacional da história do evento. A escolhida para inaugurar a atração não poderia ser outra artista: Luísa Sonza.
A gaúcha não mediu esforços durante a calamidade para chamar a atenção do país para a situação do Rio Grande do Sul. Agora, é dela a voz que ecoa pelo parque da Expointer, uma forma de agradecimento à Luísa pela ajuda que prestou ao Estado — e um reconhecimento que a deixa muito honrada:
— Eu acho muito surreal (fazer o primeiro show), de verdade. Fico primeiramente muito honrada, muito feliz por estar sendo aceita de braços abertos pelo meu próprio Estado, pelo meu lugar. Rodei muito esse país, esse mundo, mas ter esse reconhecimento do Estado onde você cresceu, que a vida inteira foi, ouviu falar, tem um peso muito grande. Fico muito feliz e honrada de fazer parte disso, de fazer essa conexão com o resto do país — declarou Luísa, em entrevista exclusiva para Zero Hora horas antes do show.
Desde as 16h, o público formava filas para acompanhar o show, que foi antecedido pelo espetáculo Eu Sou do Sul, com apresentações de Luísa Barbosa e Guri de Uruguaiana.
Houve confusão antes de o show começar: filas misturadas entre público que comprou ingresso VIP e o que aguardava para a pista comum; falta de papel higiênico nos banheiros; e sem previsão de que o público fosse revistado na entrada. Além disso, havia dificuldade na sinalização do parque para se chegar até o local do show e também para saber onde se iniciavam as filas dos setores.
Apesar disso, a fã Laura Scherer, de 22 anos, estava entusiasmada com o terceiro show que iria assistir de Luísa Sonza.
— Sou perdidamente apaixonada, ela traz uma mágica no show que só ela consegue. Quando a gente mais precisou, ela deu visibilidade para o nosso Estado. Ela é um ícone.
Para o domingo (25), está marcado o show da dupla Maiara e Maraísa, também às 21h. Na segunda, Fernando & Sorocaba se apresentam na Expointer.