Como de costume, diversas empresas de máquinas e equipamentos agrícolas participarão da Expodireto Cotrijal, que, neste ano, ocorre entre os dias 7 e 11 de março, no município de Não-Me-Toque, expondo suas novas tecnologias.
Veja abaixo algumas dessas atrações que estarão no evento:
Customizada para terras baixas
Pioneira no mercado brasileiro para o cultivo de soja e milho em terras baixas, a plantadeira MF 500 Solo + será apresentada pela Massey Ferguson na feira. Disponível nas versões oito e 12 linhas, a máquina trabalha no sistema sulco-camalhão, com estimativa de ganhos de produtividade de até cem sacas por hectare. As duas versões têm a tecnologia Precision Planting, que permite realizar o plantio linearmente de duas linhas em cima do camalhão.
Família de plantadeira tem DNA gaúcho
Sediada em Passo Fundo, a Semeato destaca a família SSM. É uma plantadeira projetada para a semeadura de grãos finos e graúdos, além de pastagens, e traz em seu pacote tecnológico a transmissão da linha da semente SEMEDRIVE, o facão guilhotina na linha do adubo e um sistema de controle e monitoramento do plantio – chamado INTELLICONTROL, para os modelos com transmissão eletrohidráulica.
Inovação movida a metano
A New Holland mostrará na Expodireto o T6 Methane Power, primeiro trator do mundo 100% movido a gás metano e eleito Trator Sustentável do Ano 2022 durante a EIMA Internacional, em Bolonha, na Itália. A tecnologia promete reduzir em até 80% as emissões, em comparação com um motor diesel padrão.
Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada.
Irrigação interconectada
A conectividade para pivôs é um dos focos da Valley para a Expodireto. Os visitantes poderão conferir como funciona a central de operações, que permite gerenciar em tempo real as soluções em conectividade. Outros destaques são o Valley 365, aplicativo para gerenciamento remoto de equipamentos, os painéis inteligentes ICON e o sistema de frenagem Solid State, para áreas acidentadas.
Pulverizador para pequenos e médios
A Valtra trará o BS2225H, pulverizador autopropelido voltado às pequenas e médias propriedades, com opções de barra de pulverização de 25 e 28 metros e motor agrícola AGCO Power de quatro cilindros e 174cv (que promete até 60% de economia de combustível). A máquina tem sensor de altura e nivelamento de barras que melhora a distribuição e deposição de gotas, podendo elevar a produtividade em até duas sacas por hectare.
Características combinadas para o plantio
A plantadeira Sniper será a principal aposta da Jan, sediada em Não-Me-Toque, para a Expodireto. O equipamento traz como diferenciais os seguintes pontos: reservatórios de adubo/semente com grande capacidade; sistema de limitador de profundidade à frente dos discos; articulações com buchas autolubrificantes; regulagem de pressão das molas das linhas sem uso ferramentas; e rodas compactadoras com sistema de articulação e pressão independente.
Um pivô quilométrico
A Fockink lança na Expodireto o pivô de irrigação Max12. Pensado para grandes áreas, tem mais de um quilômetro de extensão linear, irriga até 350 hectares e possui a maior vazão do mercado, com lâmina de água de até 7mm (período de irrigação de 21 horas). Ainda possui o sistema de alinhamento contínuo chamado Supremo, como uma tecnologia brasileira, desenvolvida com exclusividade pela companhia.
Tecnologia Zero Amassamento
Sediada em Não-Me-Toque, a Stara apresenta uma tecnologia para o plantio chamada Zero Amassamento. É uma tecnologia exclusiva da empresa, que realiza o plantio com desligamento automático das linhas no lugar que acontecerá o tráfego de pulverizadores e distribuidores. Conforme a fabricante, isso gera uma economia de sementes ao agricultor de até 4%. O Zero Amassamento está disponível para as linhas de plantadeiras Stara que possuem o Topper 5500 com o Sistema de Desligamento Linha a Linha.