Até o dia 8 de novembro, consumidores gaúchos que estão endividados podem quitar suas contas sem sair de casa, no Feirão Zero Dívidas, uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL/POA) e Rede de Entidades Parceiras. Pelo segundo ano, devido à pandemia, o balcão de negociações seguirá totalmente virtual.
A mobilização para recuperação de crédito das empresas e quitação de dívidas dos consumidores tem a adesão de mais de 2,5 mil empresas do comércio, bancos, instituições de ensino e financeiras - veja quais nesta lista. As entidades estão distribuídas por municípios de todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Segundo o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, 27,5% dos consumidores gaúchos apresentam algum tipo de restrição ao crédito, cheque ou protesto em cartório. Em Porto Alegre, o percentual chega próximo a 30% da base
Para participar, é necessário acessar este site do Super Feirão Zero Dívida e iniciar uma conversa com o assistente virtual ‘Renê’ (a conversa abre automaticamente ao visitar o portal). No site, o consumidor pode informar seu nome e demais dados pessoais solicitados pelo atendente, para consultar seu CPF no banco de dados SCPC e ter acesso aos débitos junto às lojas participantes do evento, assim como às empresas nas quais os valores estão pendentes.
O assistente virtual irá informar se há dívidas com as empresas participantes e, em caso de algum débito, o consumidor é direcionado para o canal de comunicação da empresa credora, para realizar a negociação.
O atendimento no feirão possibilita condições especiais para negociação de dívidas diretamente com credores. Segundo a CDL POA, a data do evento ainda propicia que o consumidor aproveite a primeira parcela do 13º salário para colocar em dia as dívidas.